Prefeita Suzana Ramos comemora início da operação no maior parque de energia solar da América Latina instalado em Juazeiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autorizou nesta segunda-feira (29), o início da operação comercial do Complexo Solar Futura I, o maior parque solar da América Latina, instalado na região do Salitre, interior de Juazeiro. O parque gera mais de 3 mil empregos diretos e em parceria com a Prefeitura já foram firmados investimentos que resultaram em R$ 4 milhões para a requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ganhou tomógrafo, raio-x digital, usina de oxigênio, entre outras melhorias.

A prefeita Suzana Ramos expressou seu orgulho diante da implantação do complexo de energia solar. “Essa conquista não apenas gera milhares de empregos para nossa comunidade, mas também proporciona energia limpa para todo o território brasileiro. Estou determinada em impulsionar ainda mais o progresso e a sustentabilidade de Juazeiro, aproveitando essa conquista como um estímulo a mais para seguir trabalhando na construção de um futuro brilhante e próspero da nossa cidade”, destacou.

“Futura I é um marco para a história da Eneva e para o sistema elétrico brasileiro, pois, além de aumentar a nossa plataforma de energia renovável, eleva em 8% a capacidade total de geração solar centralizada na matriz elétrica brasileira. Investimos cerca de R$ 3 bilhões no Complexo, agregando novas competências e contribuindo para o desenvolvimento local. Geramos mais de 3 mil vagas de emprego no pico das obras, sendo 80% mão de obra local. É assim que estamos seguindo a nossa missão de liderar uma transição de forma justa e inclusiva, sempre com disciplina em alocação de capital,” destaca Lino Lopes Cançado, CEO da Eneva.

O complexo

O Complexo Solar Futura l é de responsabilidade da empresa Eneva e vai gerar energia limpa e renovável para o Brasil. Uma energia que já está promovendo novas perspectivas e oportunidades para a região de Juazeiro. Trata-se de projeto inovador que vai contribuir para uma matriz energética mais limpa e renovável com capacidade instalada suficiente para abastecer um milhão e meio de residências.

.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ