PRF participa de ação alusiva ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco participou, na manhã desta quinta (25), de ação educativa com foco no 25 de Maio – Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Cerca de 180 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, participaram das atividades desenvolvidas na Praça do Carmo, em Olinda.

Para chamar a atenção muita música foi produzida por um grupo de jovens percursionistas. Ao som do maracatu crianças de escolas e projetos sociais municipais se uniram aos representantes da PRF, da Prefeitura da Cidade de Olinda, do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP da Secretaria de Defesa Social –SDS, do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente – DPCA e da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB.

25 de maio olinda.jpg25 de maio olinda 05.jpg

Apesar da festa, o encontro foi promovido para falar de algo sério, que é o desaparecimento de crianças. As formas de prevenção desse tipo de ocorrência foi pauta prioritária na ação, que na oportunidade alertou ainda para o abuso sexual infantojuvenil com distribuição de material educativo.

Os cães K-9 da PRF, Rubi e Regis, tiveram uma participação especial que chamou a atenção da criançada. Eles demostraram um pouco do que é a atividade de um cão farejador no combate ao tráfico de drogas, armas e munições. Além disso, o público pode conhecer uma ferramenta muito importante que a PRF disponibiliza para os casos de desaparecimento de pessoas.

25 de maio olinda 02.jpg25 de maio olinda 08.jpg

Trata-se do sistema “Sinal-Desaparecidos”, que tem como objetivo agilizar a comunicação de desaparecimento de pessoas e aumentar as chances de encontrá-las. É preciso acessar o portal da PRF e fazer o registro no Sinal. Após validação, o sistema dispara um alerta para todos os policiais em serviço, num raio de 500 quilômetros, com os dados da pessoa desaparecida.

O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O registro também pode ser feito por telefone. Basta ligar para o número de emergência da PRF- o 191. É importante ficar atento porque o cadastro no sistema “Sinal-Desaparecidos” não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

.

Fonte: PRF