Jecana do Capim movimenta a economia e é um dos principais eventos juninos do interior de Petrolina

A Jecana do Capim, evento que faz parte do ciclo junino de Petrolina e que ocorre de sexta-feira (09) até o domingo (11), tem dois aspectos que tornam o festival importante para a comunidade localizada no interior: a tradição cultural e a geração de oportunidades para empregos indiretos e o comércio. Este ano, o evento é mais que especial, pois comemorando seus 50 anos.  

Além de muito forró e a corrida de jegues, com um total de prêmios em até R$ 30 mil, a movimentação da festa aquece o comércio local e garante maior circulação de renda entre os negociantes locais, estimulando também a geração de empregos indiretos. Na vila, onde moram quase 200 famílias, vão ser montados três bares, dois restaurantes fixos, oito barracas com serviços de bares e restaurantes e cerca de 60 ambulantes vão expor seus produtos. A estrutura ainda conta com comerciantes em barraquinhas, que receberão o público logo após a missa, que será celebrada na sexta-feira (09).  

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giovanni Costa, ressalta a história e a importância cultural da Jecana que, ao longo de meio século, se tornou uma festividade junina tradicional para os petrolinenses. “Nos últimos anos a festa cresceu e se tornou uma das manifestações culturais mais autênticas em Petrolina, como faz questão de frisar o prefeito Simão Durando. E hoje, ela gera emprego e renda para muitas pessoas, vem jegueiros de vários estados do Nordeste participar desse grande momento de alegria em que o povo sertanejo celebra como parte da cultura regional”, destacou Giovanni Costa.  

Programação 

A programação tem início na sexta-feira (09) com missa, às 19h, na igreja católica local e depois uma quermesse com barracas de comidas e bebidas da região. No sábado (10), as comemorações iniciam às 16h, com o torneio de futebol no campo da comunidade do Capim. No período da noite serão abertas as barracas e haverá shows, a partir das 20h com o ‘Forró da Rabichola’, Henrique Nunes, Edu Carva e Ytalo e Maciel. Já no domingo (11), acontecerá a tradicional corrida de jegue, às 9h, depois tem o desfile do Jegue Fashion, e a partir das 14h o ‘Forró do Poeirão’, com shows dos artistas Brega e Vinho, Sérgio do Forró e André Mendes.