No Dia do Meio Ambiente, prefeito Simão Durando lança nova edição do projeto ‘Petrolina Sustentável’

Pensando na preservação do patrimônio ambiental e na correta destinação dos resíduos sólidos, o prefeito Simão Durando lançou, nesta segunda-feira (5), mais uma edição do projeto Petrolina Sustentável. O evento contou com centenas de alunos da rede municipal, que abrilhantaram o lançamento com diversas apresentações culturais.

O Petrolina Sustentável tem o objetivo de estimular as crianças, de forma lúdica, no trabalho em grupo, no cuidado com o meio ambiente, hábitos de vida saudável, com atitudes para a coleta seletiva e a reciclagem de materiais. O projeto está beneficiando mais de 2 mil estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e tendo a participação de 118 professores das 11 escolas em tempo integral.

O projeto envolverá, principalmente, as secretarias de Infraestrutura e Educação, além da Agência Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público, entre outros. De forma aplicada, serão trabalhados temas sobre a utilização do material reciclável e, uma vez por semana, serão recolhidos os resíduos sólidos trazidos pelos estudantes.

De acordo com o prefeito Simão Durando, a continuidade desse projeto tem uma perspectiva sustentável para o crescimento social e econômico da cidade, além de buscar garantir o equilíbrio ambiental, a qualidade de vida e o bem-estar da população.

“O Projeto Petrolina Sustentável está envolvendo estudantes e famílias, mobilizando a comunidade em prol da implantação de uma política de gerenciamento integrado, com a prática de educação ambiental. Devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova este aprendizado, a fim de ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Sem dúvidas, investir em educação é o melhor caminho para formar os petrolinenses do futuro com consciência e responsabilidade”, concluiu o prefeito Simão Durando.

Meio Ambiente: Desde 2017, a gestão municipal tem realizado diversas ações de cuidado e preservação do meio ambiente. Entre as ações, já foram realizadas a soltura de 250 mil alevinos na bacia do Rio São Francisco. A gestão municipal também desenvolve os programas ‘Nossa Praça e Nossa Árvore’, promovendo o plantio de árvores na cidade, principalmente, através do Viveiro Municipal. A prefeitura também lançou a patrulha ambiental para promover maior fiscalização na cidade e segue fortalecendo a preservação do Meio Ambiente.

——
Cleilma Souza – Assessora de Comunicação
Fotos: Ayrton Latapiat