São João de Petrolina 2023 foi marcado pela inclusão 

Com o objetivo de tornar o São João de Petrolina ainda mais inclusivo e garantir os direitos das pessoas com deficiência, a Prefeitura trouxe uma excelente novidade este ano: Intérpretes de Libras. O público surdo pode contar com dois pontos de interpretação simultânea: na transmissão online e presencialmente ao lado do palco.

O São João de Petrolina também contou com o ‘Lounge da Acessibilidade’ que chegou ao seu quinto ano, promovendo conforto, segurança e inclusão no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. O projeto é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) e esse ano levou aproximadamente 180 pessoas com deficiência (e seus acompanhantes) para curtir o Melhor São João do Brasil gratuitamente no camarote.

As vagas foram disponibilizadas através de inscrição, cada pessoa pode escolher o dia de sua preferência, além de ter o direito a um acompanhante. Frequentadora assídua do ‘Lounge da Acessibilidade’, a poetisa e escritora Zazy Grazyelly é cadeirante e aprovou a organização deste ano. “Já participei dos anos anteriores, e gostaria de parabenizar a equipe da Secretaria de Acessibilidade pela organização, pelo espaço e acesso, eu gostei bastante”.

A secretária executiva de Acessibilidade da SEDESDH, Rosarinha Coelho, destaca que Petrolina é uma cidade para todos e nas festividades de São João isso não poderia ser diferente. “Promover uma cidade mais inclusiva é um dos compromissos do prefeito Simão Durando. O ‘Lounge da Acessibilidade’ e a inclusão dos Intérpretes de Libras este ano são iniciativas que visam o fortalecimento dos direitos da pessoa com deficiência no acesso à cultura e ao lazer, de forma totalmente gratuita”, afirmou.

.

Fotos: Prefeitura de Petrolina