São João de Petrolina tem aprovação de 92% do público presente

Atrações de peso nacional, as tradições da cultura nordestina e uma estrutura de primeiro mundo arrastaram uma multidão para o São João de Petrolina, no Sertão do estado. A estimativa é que o ciclo junino tenha reunido mais 900 mil petrolinenses e turistas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Alfa Inteligência durante 16 a 25 de junho, e divulgada nesta segunda-feira (3), 92% do público avaliou a festa como boa ou ótima, 7% classificaram como regular e apenas 1% não aprovou.

O município se consolidou como melhor São João do Brasil, desenvolvendo uma festa multicultural, descentralizada e segura. Diante disso, 55% dos entrevistados avaliaram como o melhor São João dos últimos anos. Esse nível de satisfação se deu ao grande planejamento e ações inovadoras, envolvendo a estrutura, programação, social, mobilidade e economia. A estimativa é que a festa tenha injetado mais de R$ 280 milhões na economia local, como também ofertado 15 mil empregos diretos e indiretos, além de dar oportunidade para ambulantes e barraqueiros, movimentando o comércio informal.

O ciclo junino da cidade que iniciou em abril, com a Exporajada, seguiu com o São João dos Bairros, Jecana, concursos de quadrilhas, violeiros e sanfoneiros; a Festa de Santo Antônio, na Ilha do Massangano; a Vaquejada; o aniversário da Tapera; as nove noites de São João no Pátio Ana das Carrancas, finalizando neste último final de semana com o Forró da Espora e a Missa do Vaqueiro. No total, mais de 90 atrações se apresentaram ao longo de três meses de festa.

“Envolvemos todas as secretarias para que a festa acontecesse. Desde a questão da segurança, passando por todos os serviços da Prefeitura, até chegar à construção da grade, que contou com uma mistura de ritmos, trazendo artistas regionais e nacionais. Além disso, montamos a melhor estrutura de todos os tempos, avaliada positivamente pela população, bem como, pelos artistas que se apresentaram. O resultado desse planejamento foi uma festa que valorizou a tradição, além de aquecer a economia da cidade e fortalecer o orgulho o povo petrolinense”, destacou o prefeito.

Foto: Devid Menezes