Centro de Parto normal de Petrolina já realizou o sonho de mais de 1.400 mulheres

“Sem dúvidas, foi o melhor dia da minha vida. Faz dois anos que minha filha veio ao mundo e eu consigo lembrar de tudo que aconteceu.  Minha gratidão eterna a equipe do Centro de Parto Normal”. Esse foi o relato da estudante, Amanda Oliveira, que teve sua primeira filha no Centro de Parto Normal (CPN) de Petrolina. No mês de agosto, a unidade está completando três anos de funcionamento e, ao todo, já foram realizados mais de 1.400 partos humanizados e 5.174 atendimentos. 

O CPN funciona 24h e conta com uma equipe multidisciplinar. A unidade atende mulheres residentes em Petrolina que são assistidas na rede de atenção básica ou particular da cidade. O parto é realizado em pacientes sem histórico de alterações durante a gestação. A estrutura ainda possui setor de vacinação e cartório, a criança já sai da unidade imunizada e registrada.  

A coordenadora da Atenção Especializada, Stephanie Souza, explica que toda a equipe é treinada e capacitada para oferecer o melhor na hora do parto. “Seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, nossas equipes atuam ouvindo as necessidades e desejos das gestantes. Ofertamos uma estrutura completa e buscamos trazer para esse momento, que é o mais importante na vida da mulher, boas lembranças de um parto totalmente seguro, respeitoso e humanizado. Convidamos todas as gestantes do município a conhecer o nosso espaço”, ressalta.  

Para as mulheres que desejam fazer uma visita, não é necessário realizar agendamento. Todas as terças e quintas-feiras, a partir das 10h, a unidade realiza a ‘Visita Guiada’, um encontro com as equipes para explicar o funcionamento, direitos das parturientes, quais assistências são prestadas à mulher, além de ser possível conhecer todo o espaço, como a estrutura dos quatros. O Centro de Parto Normal fica localizado na Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro. 

—————- 

Fonte: Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde