Estudantes da rede municipal dão show de criatividade no Rally da Educação e concurso Artes Sertões 

Estudantes da rede de ensino de Petrolina participaram do Rally da Educação e concurso Artes Sertões, eventos que integram a programação oficial do Rally dos Sertões e conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce). As ações são um meio divertido de levar transformação e promover a inteligência e criatividade dos jovens talentos. As atividades ofertadas na programação foram campeonatos de carros confeccionados a mão pelos próprios alunos, além de produção de textos e desenhos sobre a maior competição da América Latina. Os competidores ganharam medalhas, troféus, brindes e muita aprendizagem.  

No Rally da Educação os estudantes foram imersos no mundo automotivo de forma prática e intensa, e foram desafiados a explorar diferentes aspectos do universo automobilístico, engajando-se em atividades que abrangem desde a estruturação da equipe e planejamento estratégico, até a criação da identidade visual e a construção de um automodelo elétrico. As equipes classificadas em primeiro e segundo lugar para a final do Rally da Educação, que acontece em outubro em Imperatriz-MA, foi a Capivarinha do Sertão, da Escola Nicolau Boscardim e Able da Escola Olavo Bilac.  

Já no Concurso de Artes Sertões, os alunos fizeram redações e desenhos (de acordo com a faixa etária), respectivamente, baseados nas orientações enviadas pela comissão organizadora. Os vencedores são Pablo Henrique, da Escola Municipal Josefa Izabel; Wanderson Diego, da Escola Moisés Barreto; Joyce Alencar da Escola João Rodrigues de Macêdo; e Júlia Vitória da Escola Dr. José Araújo. De acordo com o coordenador do Rally da Educação, Rodolfo Matos, os desafios não foram criados para fomentar uma competição entre os alunos, e sim para garantir o engajamento dos estudantes com o maior Rally das Américas. “É apenas um estímulo para saber o que os alunos pensam, e como enxergam esse mundo de máquinas e pilotos que estão cruzando a cidade. O importante não é vencer e sim, participar. As atividades propostas unem o lado lúdico e cognitivo, desde as primeiras fases, utilizando de testes para o desenvolvimento do projeto, através de cálculos e práticas”, disse.  

A diretora de Programas e Projetos da Seduce, Silvana Araújo, destacou o desempenho escolar dos alunos nos desafios e ratificou a importância da premiação para incentivar os alunos a estudarem ainda mais. “Todos os alunos que participaram estão de parabéns pelas produções. O prefeito Simão Durando sempre apoia projetos que venham agregar e desenvolver a educação, e o Rally é um exemplo disso, pois veio incentivar os alunos a crescerem ainda mais. Os resultados puderam ser vistos através do empenho e criatividade dos alunos nas inúmeras produções de carrinhos, redações e desenhos”, finalizou Silvana.