Câmara concede Título de Cidadania Juazeirense ao Comandante do CPRN Valter Araújo

Vereador Berg da Carnaíba é o autor da proposição.

A Câmara Municipal de Juazeiro, Bahia, promoveu a entrega de título de cidadania juazeirense ao Comandante de Policiamento Regional Norte (CPRN) – Coronel Valter Santos de Araújo, durante sessão solene nesta sexta-feira (22.nov). O título é concedido a pessoas com atuação e serviços na cidade.

O projeto de decreto legislativo para concessão do título, aprovado por unanimidade em plenário, é de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Berg da Carnaíba.

Durante os discursos em homenagem ao Comandante do CPRN, a plateia se emocionou com o depoimento do Senhor Cícero Ferreira de Araújo, pai do homenageado. Ele considerou ser uma honra participar da singela homenagem na Câmara. Destacou que não teve a oportunidade que o filho dele, Valter, teve, e citou um versículo bíblico que carrega como missão de vida; ‘Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Provérbios 22:6).

“Eu me sinto maravilhado, muito alegre por estar aqui no meio de todos. Nasci em uma família numa ilha muito fraca. Meu pai, com a idade que ele teve, que faleceu com 40 anos, deixou minha mãe com três filhos, mas ele não trabalhou em benefício da família. Ficamos nós debaixo de uma barraca, dentro da roça, aí trabalhando ali, usando a terra para sobreviver. Plantando mandioca, feijão, milho, e eu não tive condições de estudar. Meus filhos tiveram a oportunidade porque Deus me deu todo o privilégio para trabalhar. Trabalhava dia e noite, e hoje todos são formados, graças a Deus. Meus sete filhos estão bem (…) Deus me deu o privilégio, em vê hoje meu filho Valter Araújo, como Coronel na Polícia Militar. Ele é uma pessoa muito dedicada, sempre sonhou em trabalhar na polícia (…)”, enumerou Seu Cícero Ferreira.

Em justificativa, Berg enfatiza a importância da escolha da personalidade ora homenageada dado aos bons serviços prestados por Valter Araújo enquanto Comandante de Policiamento Regional Norte (CPRN), bem como, por sua ideia de implantar a Unidade de Policiamento de Caatinga na PMBA, e com isso, promovendo mais segurança para o homem e a mulher do campo, no norte da Bahia e toda a sociedade sertaneja.

“É um momento de muita alegria e emoção para mim. Ouvindo as palavras do seu Cícero (pai que contou as dificuldades para a criação de Valter Araújo) – Que história linda e de superação. História essa, que passou um filme em minha mente, lembrando também do meu pai. Uma história parecida. Mas Deus é maravilhoso! ”, destacou.

Berg continua a homenagem -“Valter, quero dizer aqui hoje algo que não tive a oportunidade de falar antes. Ou seja, até mesmo que eu acho que guardei para esse momento. Quando eu o conheci, não o conheci pessoalmente, e sim pelas redes sociais. Ainda, em Xique-Xique (BA) comecei a acompanhar seu trabalho, a observar e ver que o senhor é um exemplo a ser seguido. Sua humildade, sua alegria, sempre feliz e demonstrando a felicidade que está fazendo o que gosta. Vendo aqueles vídeos, o senhor correndo com a tropa, mesmo sério, mas olhando no semblante, percebe a tamanha felicidade que está contigo nesses momentos. E não é só falando em segurança, também no social, por onde passou, fez história e está fazendo história aqui também, em Juazeiro. Se eu fosse falar aqui agora, baseado no seu currículo, assim como o Coronel Pedro Brandão falou, não teria tempo, porque seu Currículo é extenso e rico. Ao observar a biografia, o que mais me chamou a atenção foram as homenagens que o senhor recebeu, adotado por 18 cidades. Acredito que seja um recorde. Eu acho que nenhum outro conseguiu passar por 18 cidades e ser adotado por todos como cidadão. E aqui, Juazeiro, não seria diferente. Quero agradecer a todos os pares vereadores que votaram por unanimidade na proposição nossa de concessão do título de cidadão juazeirense ao Coronel PM Valter Araújo” (…), enumera o vereador Berg da Carnaíba.

Natural de Sento-Sé – Bahia, o Coronel Valter Araújo, externou que o título ora alcançado se deve ao brioso trabalho feito com apoio da sua equipe de trabalho: ‘Sempre estive e estou nos ombros de guerreiros e guerreiras, não existe comando sem tropa’, ratificou.

Emocionado e com muita humildade, o Coronel discorreu por um breve histórico de sua trajetória de lutas e glórias e agradeceu a Câmara, bem como, ao autor da proposição que o concedeu o título de cidadania juazeirense, o vereador Berg da Carnaíba.

“Este momento aqui é mais uma vez ratificando a grandeza e o amor de Deus para com aquele presidente (Berg) que são tementes ao senhor. Deus faz Maravilhas e a minha presença aqui não é por acaso. A palavra de Deus diz, nenhuma folha cai sem a minha permissão (…) e aqueles que se apegam a ele jamais cairá”, lembrou Valter, destacando que em sua família tem 4 pastores de igrejas evangélicas, ‘e quem sabe se um dia serei um também’ (sic).

“Eu quero aqui fazer um agradecimento especial a todos os soldados da região norte e por onde eu passei. Todos cabos, sargentos e um abraço apertado em todos os meus motoristas que se dividem comigo 24h na luta e na missão de bem servir. Senhores, quando eu nasci, eu já nasci guerreiro de caatinga. Eu nasci, como foi colocado, no tombador, seu deputado (Zó). Lá a distância para Sento-Sé era grande, o nosso pessoal do tombador, que era um povoado, andava mais em Remanso do que aqui na sede de Sento-Sé. E meu pai, com minha saudosa mãe guerreira Nice, depois de 3 anos de nascido, vamos registrar esse menino. Levaram-me para bem-bom em Casa Nova (BA). Na ida, o vento começou a aumentar e as marés se formando e eles tiveram que ancorar em uma ilha e pararam o barquinho ali. Ou seja, já fiz o primeiro curso de sobrevivência na minha vida (…)”, lembrou o Coronel Valter Araújo, ovacionado pelos presentes.

A sessão solene, com a participação especial da Banda Filarmônica da Polícia Militar de Juazeiro, lotou o auditório da Câmara, em um evento no qual a emoção e os momentos de ouro da trajetória do homenageado estiveram presentes. O evento contou com a presença dos vereadores, Anderson da Iluminação, Aníbal Araújo, Gildásio Barão, Gleidson Azevedo, Nalvinho Leopoldo, Renato Brandão e Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa). Participaram também representando a prefeitura de Juazeiro, o procurador municipal, Dr. Thiago Cordeiro, familiares do homenageado, amigos, oficiais da PMBA, praças, sargentos, cabos, além da presença de membros de outras forças de segurança, como Exército, Aeronáutica e Corpo de Bombeiro Militar e a Guarda Civil Municipal. O deputado estadual Zó, o ex-prefeito Isaac Carvalho, ex-vereadores, imprensa e lideranças comunitárias, também estiveram presentes na homenagem ao Comandante do CPRN, Valter Araújo, o mais novo cidadão juazeirense.


Texto: Ascom/ Vereador Berg da Carnaíba

Fotos: Fábio Martins///