Passeio Ciclístico movimenta manhã de domingo e encerra a Semana Nacional de Trânsito em Juazeiro

Manhã nublada de domingo, com temperatura agradável, na casa dos 27º C, foi o tempo perfeito para a prática esportiva em Juazeiro. A pedalada matinal com propósito de valorização da vida reuniu dezenas de ciclistas que participaram do Passeio Ciclístico da Semana da Nacional do Trânsito 2023 realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária.

A dona de casa Mariene Rodrigues levou os filhos, Damião Rodrigues e Michele Artemísia, para o primeiro passeio ciclístico deles e destacou a importância da iniciativa. “Foi nossa primeira vez num passeio assim e adoramos, foi ótimo participar é muito importante o incentivo à atividade física e o respeito aos ciclistas”, destacou Mariene.

Para Helen Calazans, líder do grupo de ciclismo Chama na Catraca, além do lazer o momento proporciona visibilidade para as demandas de quem utiliza a bicicleta no dia a dia. “No trânsito todos somos importantes, devemos ter o cuidado e o respeito com os outros”, disse Helen Calazans.

O diretor operacional da CSTT, Marcos Passos, faz um balanço positivo das atividades desenvolvidas durante toda a semana e destaca que é fruto do empenho conjunto da equipe da CSTT e dos outros órgãos parceiros. “Parabenizar os ciclistas, cada cidadão que participou das ações, tornando nossa semana brilhante, onde nós temos um único objetivo que é reduzir acidentes e salvar vidas. Então nós da CSTT juntamente com a prefeita Suzana Ramos, com o diretor-presidente Tenório Filho e toda a sua equipe estamos focado em trazer mais segurança viária”, falou Marcos Passos

Trajeto

Concentração e largada ocorreram no Parque Lagoa do Calu, os ciclistas percorreram as Avenidas Adolfo Viana, Carmela Dutra e terminaram o percurso na Orla II. Na chegada havia frutas para hidratar os participantes.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito, aconteceu entre os dias 18 a 25 deste mês, iniciou na segunda-feira com uma blitz educativa na BA-210 com órgãos parceiros, na quarta-feira foi realizado o Fórum sobre Segurança Viária dialogando com a sociedade civil e instituições públicas. Na sexta-feira (22) integrou as atividades da Festa da Família da EMEI Maria Helena da Silva Pereira, levando palestras e serviços com a “CSTT Itinerante”. Além destas atividades foram realizadas blitz educativas em pontos estratégicos e palestras em escolas municipais sobre o tema ‘No Trânsito, Escolha a Vida’, ações que terão continuidade ao longo do ano.

.

Texto: Matheus Oliveira – Ascom/PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro