Unidades de Ensino de Petrolina promovem Bailinhos e valorizam as  tradições do carnaval brasileiro

Ao som de músicas carnavalescas e com muita alegria, confetes e serpentinas, os alunos da Rede de Ensino de Petrolina  entraram no clima da festa momesca e caíram na folia durante esta semana. Por trás da festa, a programação dos Bailinhos de Carnaval  teve um caráter pedagógico, oportunizando as crianças aprenderem sobre os fortes elementos da cultura carnavalesca do país, através de atividades lúdicas em sala de aula.

Os elementos da cultura popular brasileira, as letras, danças e figuras emblemáticas do carnaval fizeram parte dos trabalhos pedagógicos dos estudantes. O objetivo da ação foi inserir as crianças no universo das festividades, estimulando a imaginação, através de atividades de recorte, colagem, oficinas de pintura, confecção de máscaras e fantasias, contação de histórias, momento temático com músicas e decoração em sala de aula.

A professora da Escola Municipal Eliete Araújo, Eliana Oliveira, destaca que o carnaval na unidade é uma data muito esperada pelos alunos, porque além de ser uma manifestação artística e cultural, é um momento de diversão para eles. “Os principais símbolos da festa Momesca são manifestações autênticas da cultura popular, por isso, é tão importante conhecer duas raízes, influências e evolução. Na Rede Municipal de Ensino de Petrolina temos a preocupação de preservar a cultura de uma festa típica brasileira que traz alegria, diversão e integração. É uma satisfação ver a alegria no rosto de cada um dos nossos alunos, pois são nesses momentos, de interação coletiva, que fortalecemos o vínculo entre eles e a construção de sua própria identidade”, explicou Eliana.