Animes realiza 5º Fórum da Nacional da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior com presença do Ministro Márcio França

Foi aberto nesta quinta-feira (21), em Dracena (SP), o 5º Fórum Nacional da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes), reunindo autarquias municipais de ensino de todo o país. O tema de discussão deste ano é Tecnologia na gestão acadêmica e humana: novas perspectivas para as IES Municipais. O foco das palestras no primeiro dia foi o panorama do ensino superior no Brasil, as tendências dos vestibulares e a educação superior em abordagem do cenário, desafios e oportunidades.

Com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o evento aconteceu no Auditório “Professor Geraldo Mariano Alves”, da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec).

Para o presidente da Animes, Antônio Habib, o momento é de grande relevância para falar sobre a educação superior no modelo adotado pelas autarquias municipais de ensino. “Um dos objetivos do nosso fórum é debater a educação superior e como podemos buscar políticas públicas para fortalecer nossas instituições municipais. Apesar de termos instituições cinquentenárias, ainda somos desconhecidos para o Governo Federal, ” ressaltou Habib.

O ministro Márcio França destacou que debater educação em eventos como o 5º Fórum da Animes é lançar um olhar sobre o futuro da educação no Brasil. “São mais de 60 instituições municipais de ensino superior e muitas estavam aqui, falando sobre o futuro da educação, “ destacou o ministro.

Sede do Fórum

O município de Dracena, no interior do estado de São Paulo, localiza-se a oeste da capital do estado, distante cerca de 650 km e foi escolhido para sediar o 5º. Fórum Nacional da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior por ter uma faculdade municipal. “Dracena tem uma faculdade exemplo para nossas instituições, com um curso de medicina muito bem avaliado. Temos um modelo de gestão diferenciado, e escolhemos pela importância que essa IES tem enquanto autarquia e Faculdades de Dracena – Unifadra.

Representantes de Pernambuco

Representando as autarquias municipais de Pernambuco, estava no evento a presidente da Associação das Autarquias Municipais do Estado – Assiespe, Ana Gleide Leal, e o diretor presidente da Autarquia Municipal do Vale do São Francisco, Moisés Almeida.

Assessoria de Comunicação da ANIMES