Defesa Civil de Petrolina acompanha instalação de sirenes e placas de sinalização na Tapera

A Prefeitura de Petrolina, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), acompanhou o início das instalações de sirenes e placas de sinalização na comunidade da Tapera nessa quinta-feira (21). Vale ressaltar que durante as visitas técnicas nunca foram encontradas irregularidades no local. Essas ações têm caráter preventivo e visam garantir o rápido alerta para as pessoas que habitam nas proximidades do Rio São Francisco.

Essa medida é uma fase do Plano de Contingência (PLANCON) que tem como intuito atender a lei vigente de seguranças de barragens. Esses equipamentos, em conjunto com as placas de sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro fazem parte dos instrumentos que serão utilizados pela população, quando devidamente instruídos.

A Defesa Civil reforça que a barragem de Sobradinho é extremamente segura e opera dentro da normalidade, e não há nenhuma anomalia que indique risco de rompimento. As instalações desses instrumentos não restringem somente a barragem de Sobradinho, outras barragens do país também já instalaram ou estão realizando esse serviço, seguindo a lei vigente de seguranças de barragens.