Monitor da Violência: Pernambuco é o estado com mais crimes violentos do Nordeste; 2° no Brasil

Pernambuco teve segunda maior taxa de assassinatos por 100 mil habitantes do Brasil em 2023.

A governadora Raquel Lyra terá que lidar com uma crise de segurança nunca vista. Segundo o Monitor da Violência, Pernambuco passou a Bahia e agora é o estado com maior taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do Nordeste. No ranking nacional, os pernambucanos só tiveram índice melhor que o Amapá. Os dados foram revelados, na manhã desta terça (12), pelo G1.

Só em 2023, segundo a Secretaria de Defesa Social, Pernambuco registrou 3.518 assassinatos, sendo 3.408 homicídios, 87 latrocínios e 23 lesões corporais seguidas de morte. Com isso, o estado alcançou uma taxa de 38,8 crimes violentos para 100 mil habitantes. O índice representa o dobro da média nacional (19,9).

Foram assassinadas mais pessoas em Pernambuco que no estado de São Paulo, cuja população é de 44 milhões de habitantes, quase cinco vezes mais que pernambucanos (9 milhões). Outro dado preocupante é que houve crescimento na média de crimes violentos no estado pernambucano (+5,5%) em relação a 2022. O índice vai na contramão do Brasil, que registrou queda 4% no número de assassinatos.