Prefeitura de Petrolina apoia competições e incentiva o esporte em suas diversas modalidades 

Nos últimos anos, a Prefeitura de Petrolina tem incentivado a realização de uma série de eventos esportivos no município. Essa medida, além de dar visibilidade aos atletas, fomenta diversas modalidades na Terra dos Impossíveis, bem como estimula o turismo e aquece a economia em período de competições. Por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a gestão municipal tem apoiado campeonatos organizados por lideranças comunitárias, Federações, entidades privadas com ou sem fins lucrativos, entre outras instituições. Nos primeiros dias do mês de março, por exemplo, forma realizadas várias atividades esportivas, que contaram com a parceria financeira e logística da administração municipal, foram investidos mais de R$ 80 mil.

Um dos destaques foi a 7ª Meia Maratona da Fruticultura Irrigada, realizada no dia 03 de março, no núcleo 3 do Projeto Senador Nilo Coelho, com a participação de mais 1.500 atletas. O Campeonato Petrolina Open Jiu-Jitsu 2024, também fez parte da programação deste mês e contou com a participação de atletas de diversos estados. Teve ainda a 1ª Corrida de Rua do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, a primeira etapa da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas e o Campeonato de futebol Society no Sítio Coelho, realizados no dia 10 de março.

Ciente que o esporte é uma ferramenta de integração e inclusão social, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, destaca o quanto o investimento no esporte agrega à sociedade, pois permite que os jovens mostrem seu talento, sendo uma excelente porta de entrada para novos atletas. Vale destacar ainda que o apoio institucional da atual gestão para os eventos esportivos e competições tem sido fundamental, tanto nos aspectos da saúde física e mental, quanto em relação ao convívio social.

Quem organiza os eventos também assegura a importância desse incentivo para o esporte, economia e turismo. “O suporte que recebemos teve um impacto significativo na primeira etapa da Copa Brasil de Águas Abertas. Esse apoio demonstra o compromisso da administração municipal com o esporte local e com os atletas petrolinenses. Isso não apenas nos motiva, mas também fortalece nossa comunidade esportiva, proporcionando oportunidades para que mais pessoas se envolvam e alcancem seus objetivos”, declarou Amanda Bandeira, organizadora 11ª Copa Brasil de Águas Abertas.