Sesc comemora 77 anos com 350 ações em Pernambuco

Viradão Sesc vai acontecer entre os dias 8 e 10 de março, em 17 municípios. No Sertão, haverá atividades nas unidades de Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina, Triunfo e Serra Talhada.

Para comemorar os 77 anos de atuação no Estado, o Sesc Pernambuco vai promover, de 8 a 10 de março, mês de aniversário da instituição, uma vasta programação sincronizada de lazer, saúde, turismo, cultura, esportes, educação e assistência em todas as suas 23 unidades e também em locais públicos de grande circulação, como praças e parques. A proposta integra o Viradão Sesc, cuja programação reúne 350 ações gratuitas ou a preços populares. No Sertão, haverá atividades em Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina, Triunfo e Serra Talhada.

“Estamos chegando à terceira edição do projeto, que é fundamental para apresentar às pessoas as diversas frentes de trabalho do Sesc. São três dias de prestação de serviço de áreas diferentes, que vão contribuir para o relacionamento da nossa instituição com as cidades onde estamos e para o para o bem-estar social, acima de tudo”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto.

Segundo Oswaldo Ramos, diretor Regional do Sesc Pernambuco, a grande festa de aniversário será espalhada por 17 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão onde a instituição tem sede. “O Viradão 2023 superou o sucesso de primeira edição, realizada em março de 2022, e este ano não será diferente. Nossa programação é especialmente montada pensando em trazer o melhor para o trabalhador do comércio e sua família, mas também da população em geral, já que nossa celebração é aberta a todos”.

Agenda cheia – As seis unidades do Sesc no Sertão ofertarão 76 atrações no Viradão. Toda a programação está disponível no  viradao.sescpe.com.br. Confira os destaques:

Araripina – No Sesc Ler,  a população contará com serviços de saúde (Aferição de Pressão e Glicose / Prevenção às IST’s/Vacinação); Feira Orgânica; Oficina de Artesanato; Atividades literárias; Mostra de Música; Aulão de Aeróbica; Aula de Jump Aquático; Amistoso de Futebol Society; Aula de Dança; Oficina de Limpeza de Pele; Corte de Cabelo Feminino; Torneios de Natação; Amistoso de Futsal, com a Escolinha do Sesc e equipes convidadas; Mostra de Dança; Dia de lazer com atividades recreativas; Gincana Recreativa. A programação também vai movimentar a cidade na manhã de domingo (10), com a Corrida e Caminhada Viradão 77 Anos. São dois percursos, de 2km e 5km, e a inscrição é 2kg de alimentos não-perecíveis. 

Bodocó – Ainda no Sertão do Araripe, o Sesc Ler Bodocó vai abrir o Viradão na tarde do dia 8, com um Passeio Ciclístico comemorativo aos 77 anos do Sesc e ao Dia Internacional da Mulher. O percurso terá início às 17h30 no Sesc com destino ao Pátio Helmo Lócio, onde serão oferecidos serviços de saúde e assistência, alongamento, zumba e apresentação musical, em parceria com a Prefeitura Municipal. Nos três dias de comemoração, também haverá: Torneio de Handebol de Areia; Recital Sesc Lazer Especial Viradão; e Festival de Handebol. 

Floresta – No Sertão de Itaparica, o Sesc Floresta preparou um Viradão com muita música, atividades esportivas e recreativas. O público vai se divertir com Forró na Feira; Amistosos de Futsal; Festival de Natação; Aulão de Hidroginástica; Circuito de Desafios – Especial Dia Internacional da Mulher; receber orientações sobre sedentarismo e importância da prática de atividades físicas na busca pela saúde, bem-estar e qualidade de vida; Ginástica laboral no comércio da cidade; Sesc Lazer Especial, com  recreação, show de talentos e música ao vivo e animação do Palhaço TrupeÇando – A trupe de um homem só. 

Petrolina – Para a população do Sertão do São Francisco, o Sesc Petrolina vai participar do Dia da Transformação em Petrolina , no dia 8, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade e outras instituições, em homenagem ao Dia da Mulher. Também haverá ações itinerantes como o Sesc Ciências vai à Escola. O Viradão vai oferecer  Geração Saúde – Exposição e degustação de alimentos saudáveis; Aulão de Ritmos;  Café & Prosa, com Áquila Braga, escritor do livro “Aprendendo a fazer quadrinhos com a Turma do Áquila”; Sarau Sesc de Música; Apresentação teatral “A Dama do Barro”, com a Cia 1° Ato; Reunião Dançante;  Show musical com Felipe Lima;  Apresentação “Fuá na Casa de Zé Mané”, com Cia de Dança do Sesc Petrolina; Oficina de escultura com biomassa, com Carina Lacerda; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis; Sesc Lazer Especial Viradão.

Serra Talhada – No Sesc Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o aniversário do Sesc será comemorado com Maratona Recreativa Especial Viradão; Festival de Natação Infantil e Adulto para alunos; Aulão de Funcional para alunos; Ação Viradão Sesc na Praça; Aulão de Hidroginástica; Sesc Lazer Especial Viradão; Camping no Sesc.

Triunfo – Em Triunfo, o Sesc vai oferecer ações de bem-estar, saúde e beleza para as mulheres; Atividades Recreativas Infantis, nas escolas Municipais; Cine Sesc; Oficina de Iniciação ao Pandeiro; Torneio de Dominó; Som na Fábrica, com Miguel Marinho (Pandeirada); Tardezinha na Praça; Teleférico Solidário.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://digital.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Viradão Sesc

  • Data: de 8 a 10 de março
  • Unidades no Sertão: Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina, Triunfo e Serra Talhada.
  • Programação completa: viradao.sescpe.com.br.