A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE) lançou edital de chamamento público aberto, até o dia 05 de junho de 2026, para o recebimento de propostas de empresas que tenham interesse em implantar e desenvolver atividade laboral no Centro de Observação e Triagem Criminológica Everardo Luna (Cotel), no município de Abreu e Lima.
A documentação deverá ser enviada até o próximo dia 05 para o e-mail: chamamento.str@seap.pe.gov.br . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3184.2186. O objetivo da iniciativa é ampliar as oportunidades de trabalho entre os custodiados do sistema prisional.
O ramo da atividade a ser desenvolvida será voltada à produção de artefatos de concreto, como blocos e outros produtos do segmento da construção civil, mediante o trabalho de pessoas privadas de liberdade (PPLs), com jornada de seis a oito horas diárias, de segunda a sexta-feira.
Entre os benefícios para os internos estão a oportunidade de capacitação e experiência profissional prática, contribuindo para a reinserção social e no mercado de trabalho, além da remuneração e da remição de pena – direito garantido pela Lei de Execução Penal (LEP), que prevê a redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados. Para as empresas participantes, a iniciativa oferece benefícios como a redução de custos operacionais e o incentivo à responsabilidade social.
O superintendente de Trabalho e Ressocialização da Seap, Alexandre Guimarães, fala da iniciativa. “Faz parte de uma reestruturação do sistema prisional de Pernambuco, que já vem fortalecendo simultaneamente a segurança e a reintegração social. Que os empresários que desejam investir, possam produzir no sistema prisional e contribuir com esse grande projeto de responsabilidade social”, destacou.
Entre 2023 e maio de 2026 foram inauguradas 12 unidades fabris no estado. A previsão é que, até o final deste ano, outras 16 sejam entregues, resultando em mais de 240 novos postos de trabalho para as pessoas custodiadas.
Fotos: Divulgação/Seap





