Faculdade Estácio de Juazeiro comemora um ano com perspectivas de ampliação física e de cursos na área de saúde

A tão esperada faculdade de Medicina de Juazeiro está completando 1 ano de funcionamento com muitos motivos para comemorar a data. Entre eles, a aceitação da sociedade, a integração dos alunos desde o primeiro período na comunidade, a possibilidade de se cursar medicina perto de casa, já que antes, para se cursar medicina em faculdades particulares era necessário buscar os grandes centros. Além disso, a Estácio se orgulha de proporcionar o ingresso em suas turmas, para estudantes que comprovem baixa-renda, através de programas do Governo Federal e bolsas integrais.

O que diferencia, no entanto, o curso de medicina da Estácio para os das demais instituições, inclusive as públicas, é a inserção dos alunos, desde o primeiro momento, na rede pública de saúde, para que tenham a possibilidade de auxiliar os professores na assistência à população local. Para isso, foi assinado um convênio com a prefeitura da cidade.
O currículo do curso é pautado na formação de um médico generalista, voltado para atender as demandas do Sistema único de Saúde (SUS). E a presença destes alunos qualifica os postos de saúde, UPAs e hospitais, pois estimula os profissionais à atualização constante, além do impacto do atendimento promovido pelos estudantes sob supervisão.

O principal diferencial trazido pela instituição é o Laboratório de Habilidades e Simulação (LSH), onde os alunos têm a oportunidade de praticar de forma sistematizada as habilidades e competências necessárias para o contato com o paciente. Os futuros médicos têm acesso a simuladores que reproduzem os mais diferentes casos clínicos, o que exigem a tomada de decisões rápidas, estabelecer diagnósticos e realizar o tratamento dos pacientes simulados.

O diretor da unidade em Juazeiro, Luiz Rodrigues, ressalta que este primeiro ano foi de colocar em prática um curso que demanda muito mais que equipamentos de ponta e professores altamente qualificados, mas de despertar nos estudantes o real papel do médico no atendimento humanizado. “O curso está com turmas completas. Recebemos agora em março os calouros da segunda turma de medicina. Muito em breve teremos a ampliação da estrutura física para o recebimento de novos estudantes e já estamos aguardando do Ministério da Educação a aprovação dos cursos de enfermagem e fisioterapia.”

A Faculdade Estácio foi a Instituição de Ensino Superior (IES) selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro de 2016 para implantação do curso de Medicina no município Juazeiro-BA. No total, foram 39 instituições selecionadas em 11 estados brasileiros para implantação da graduação e a oferta de 2.460 vagas em todo o país.

Fundada há 48 anos, a Estácio é um dos maiores e mais tradicionais grupos de ensino superior do país com mais de 500 mil alunos matriculados em 23 estados e no Distrito Federal. A Estácio oferece cursos presenciais e a distância de graduação, pós-graduação, mestrados e doutorados.