Lagoa Grande-PE: prefeitura e FACAPE assinam Termo de Cooperação com a intenção de instalar um Campus Universitário no município

Na última quinta-feira (12), o Presidente da Facape Antônio Habib e o Prefeito Municipal de Lagoa Grande Vilmar Cappellaro, assinaram dois Termos de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Lagoa Grande e a Facape, através de sua mantenedora – Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF). Esteve presente no ato o Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), Prof. Ricardo Chaves Lima.

O primeiro Termo estabelece o Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Pedagógica entre a Prefeitura Municipal e a AEVSF/Facape com a intenção de instalar um campus da Facape em Lagoa Grande que irá oferecer cursos superiores de formação de professores, mestrado e cursos técnicos. Com essa parceria a Gestão Municipal de Lagoa Grande visa implementar a oferta de cursos de graduação, pós graduação e mestrado à população, com o objetivo de formar mão de obra qualificada no âmbito municipal, por meio de futuros convênios na área da saúde e educação. A Facape oferece serviços de ensino superior de qualidade comprovada, contando com mais de 43 anos de experiência no setor.

O segundo termo firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande (SESAU), uma vez que a FACAPE iniciou um processo de implantação do curso de Medicina e pretende em vista da necessidade de ampliar o campo de prática para a formação médica, disponibilizar professores e alunos para atender nos PSF’S e Hospital de Lagoa Grande entregando atendimento de altíssima qualidade e visando futuramente transformar o Hospital Municipal em um Hospital Universitário.

Logo após a assinatura do Termo de Cooperação, o Presidente Antonio Habib  foi acompanhado pelo Prefeito Municipal e a Secretária Municipal de Saúde Samara Martins, em uma visita ao Hospital Municipal José Henrique de Lima, onde foram recepcionados pelo Diretor da Instituição Altamir Leite, conheceram todas as instalações e suas estruturas de funcionamento, onde futuramente acontecerão as parcerias entre o Município e a FACAPE. Em seguida houve também visitas às escolas da Rede Pública de Ensino de Vermelhos e do centro de Lagoa Grande.

A parceria com o Município de Lagoa Grande é um indicativo das ações da Facape para a consolidação dos cursos da área de saúde, como Medicina. Tais ações visam o fortalecimento dos vínculos entre a Facape e outras instituições. No começo de março foi estabelecido o Protocolo de Intenções com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul e em fevereiro a Facape firmou um convênio com a Univasf permitindo o compartilhamento de infraestrutura e equipamentos, principalmente os laboratórios de Medicina.