O abandono da Delegacia de Furtos e Roubos em Juazeiro(BA)

As imagens desta matéria falam e retratam o abandono e o desrespeito à população por parte do Governo do Estado da Bahia. Também o descaso com a segurança pública. Um local sujo, com móveis quebrados, sem a mínima condição de trabalho e atendimento aos cidadãos e cidadãs que precisam utilizar o serviço. Que serviço? O da polícia civil. Alguém conhece a Delegacia de Furtos e Roubos em Juazeiro(Ba)? Acreditem! Este local inóspito, sem nenhuma condição para ser habitado é o ambiente de trabalho de escrivães e policiais civis.
Neste ambiente hostil e sem higiene alguma as vítimas dos crimes de furto e roubo são atendidas. Com base na NR 15, o termo “insalubre” é usado para definir o trabalho em um ambiente hostil à saúde.Não seria também insalubre este ambiente? A sujeira está por toda parte. Os ares condicionados sem limpeza e manutenção contaminam o ar. Os móveis não são adequados ao labor. Os bancos em situação de lixo. As salas apertadas, sem ventilação e nenhum conforto. Um horror! No corredor, que serve de anti- sala para o atendimento, as pessoas esperam o tempo que for preciso, mal acomodadas. As teias de aranha e o mal cheiro tomam conta do lugar.
Soubemos por pessoas que trabalham na delegacia e não quiseram se identificar, que existem apenas dois profissionais de serviços gerais para limpar todo o complexo policial e falta material de limpeza. Eles estão há 4 meses com os salários atrasados. São funcionários da empresa terceirizada “Avante” que presta serviço para o Governo do Estado da Bahia. O pessoal da limpeza sequer tem material para trabalhar. De acordo com relatos que colhemos, alguns policiais pagaram do próprio bolso para instalar um ar condicionado numa das salas, na tentativa de melhorar o ambiente em que trabalham. A precarização do serviço é flagrante e vergonhosa. Só para constar, estamos falando de Juazeiro da Bahia, cidade de porte médio, com mais de 230 mil habitantes. Estamos falando de dignidade no trabalho e no atendimento aos cidadãos e cidadãs.
A coordenação do complexo policial tem pouco a fazer. A não ser reivindicar uma melhor estrutura, o que, segundo apuramos, tem feito e sem sucesso até agora. E os Deputados Estaduais Zó e Roberto Carlos? Conhecem o local? Estão atentos a esta demanda urgente e necessária? Queremos só saber. E vamos levar ao conhecimento dos parlamentares pontes entre o município e o estado.

Por: Sibelle Fonseca Pretonobranco