Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2021

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2021. O programa busca jovens que pensam fora da caixa para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade.  Os estudantes podem se inscrever até o dia de 7 de março pelo site http://jovensembaixadores.org.br/.

Alunos do Ensino Médio da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que estão atualmente engajados, por pelo menos seis meses, em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e buscam a solução de problemas em suas comunidades podem participar do intercâmbio. Perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa também estão entre os requisitos para participar do programa. Em virtude da pandemia da Covid-19, o intercâmbio nos Estados Unidos está previsto para acontecer entre os dias 2 e 18 de julho.

Sendo aprovado na primeira fase do processo, o estudante deverá completar o formulário anexando a documentação comprobatória. Em seguida, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE), analisa a documentação dos selecionados e indica se ele está apto para fazer o exame escrito.

Sendo aprovado no exame escrito, o candidato realiza, então, o exame oral, que vai definir os semifinalistas que serão avaliados pela Embaixada dos Estados Unidos. A partir daí serão selecionados os 50 jovens brasileiros que participarão do intercâmbio. Pernambuco pode levar até quatro estudantes.

É importante destacar que a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco é uma das duas instituições parceiras responsáveis pela seleção dos candidatos no Estado. No entanto, apenas a SEE aplica o exame escrito em Pernambuco. Na SEE, a GERPE está à frente da coordenação do programa, sendo responsável por todo o processo seletivo. Este ano, o processo de seleção – incluindo inscrições, análise documental e exames escrito e oral – será num prazo bem menor devido ao período de realização do intercâmbio.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail da coordenação do projetoinformacoes.gerpe@educacao.pe.gov.br