Petrolina: Dia D de Combate ao Aedes é marcado por orientações e recolhimento de materiais que acumulam água

Com o objetivo de chamar a atenção da população a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria da Saúde, realizou o Dia D de Combate  ao Aedes aegypti no último sábado (02). Os agentes de endemias, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais saíram em caminhada pela área central e bairros da cidade. Mais de 70 agentes de combate às endemias visitaram os domicílios, os fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária também fizeram fiscalização das borracharias com o objetivo de verificar se o descarte de pneus estava correto.

Ao todo, 33 localidades receberam os profissionais que passaram orientações sobre o acúmulo de água e o risco da proliferação do mosquito Aedes aegypti, e fizeram o recolhimento de pneus que estavam descartados de forma irregular no meio ambiente. Além disso, os pontos com casos notificados para Dengue, Zika ou Chikungunya receberam bloqueio, feito através da  bomba costal com inseticida.

A aposentada Eunice Nunes, fala com satisfação da ação na cidade. “É muito importante que essas atividades aconteçam, pois estamos vendo o número de doenças crescendo no país e aqui em casa tendo o maior cuidado com água parada. O rapaz viu a água do ar condicionado, mas todos os dias nós tiramos o lavamos bem o balde. É assim, nos prevenindo para evitar pegar umas dessas doenças que o mosquito transmite”, concluiu.

Motorista embriagado atropela pedestre na rodovia, tenta fugir do local do acidente e é preso pela PRF em Capim Grosso (BA)

Um homem alcoolizado foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de sábado (02) após causar acidente fatal na rodovia. O caso aconteceu no município de Capim Grosso, distante 280 quilômetros de Salvador.

Era por volta das 22h50, quando uma equipe da PRF tomou conhecimento de um acidente de trânsito ocorrido na altura do Km 351 da BR 324.

Ao chegar no local, os policiais verificaram que o acidente envolvia o atropelamento fatal de um pedestre. Os PRFs identificaram também que o condutor de um VW/Gol teria sido o causador do acidente.

O motorista de 36 anos tentou escapar do local do acidente, mas foi detido pela equipe. Os PRFs perceberam que o condutor do Gol apresentava dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, gestos e fala alterados.

Ele confessou que ingeriu bebida alcoólica, mas se recusou a soprar o bafômetro.

O infrator, foi levado para o posto de saúde para atendimento médico e posteriormente foi apresentado a autoridade policial para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.

Sesc comemora 77 anos com 350 ações em Pernambuco

Para comemorar os 77 anos de atuação no Estado, o Sesc Pernambuco vai promover, de 8 a 10 de março, mês de aniversário da instituição, uma vasta programação sincronizada de lazer, saúde, turismo, cultura, esportes, educação e assistência em todas as suas 23 unidades e também em locais públicos de grande circulação, como praças e parques. A proposta integra o Viradão Sesc, cuja programação reúne 350 ações gratuitas ou a preços populares. No Sertão, haverá atividades em Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina, Triunfo e Serra Talhada.

“Estamos chegando à terceira edição do projeto, que é fundamental para apresentar às pessoas as diversas frentes de trabalho do Sesc. São três dias de prestação de serviço de áreas diferentes, que vão contribuir para o relacionamento da nossa instituição com as cidades onde estamos e para o para o bem-estar social, acima de tudo”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto.

Segundo Oswaldo Ramos, diretor Regional do Sesc Pernambuco, a grande festa de aniversário será espalhada por 17 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão onde a instituição tem sede. “O Viradão 2023 superou o sucesso de primeira edição, realizada em março de 2022, e este ano não será diferente. Nossa programação é especialmente montada pensando em trazer o melhor para o trabalhador do comércio e sua família, mas também da população em geral, já que nossa celebração é aberta a todos”.

Agenda cheia – As seis unidades do Sesc no Sertão ofertarão 76 atrações no Viradão. Toda a programação está disponível no  viradao.sescpe.com.br. Confira os destaques:

Araripina – No Sesc Ler,  a população contará com serviços de saúde (Aferição de Pressão e Glicose / Prevenção às IST’s/Vacinação); Feira Orgânica; Oficina de Artesanato; Atividades literárias; Mostra de Música; Aulão de Aeróbica; Aula de Jump Aquático; Amistoso de Futebol Society; Aula de Dança; Oficina de Limpeza de Pele; Corte de Cabelo Feminino; Torneios de Natação; Amistoso de Futsal, com a Escolinha do Sesc e equipes convidadas; Mostra de Dança; Dia de lazer com atividades recreativas; Gincana Recreativa. A programação também vai movimentar a cidade na manhã de domingo (10), com a Corrida e Caminhada Viradão 77 Anos. São dois percursos, de 2km e 5km, e a inscrição é 2kg de alimentos não-perecíveis. 

Bodocó – Ainda no Sertão do Araripe, o Sesc Ler Bodocó vai abrir o Viradão na tarde do dia 8, com um Passeio Ciclístico comemorativo aos 77 anos do Sesc e ao Dia Internacional da Mulher. O percurso terá início às 17h30 no Sesc com destino ao Pátio Helmo Lócio, onde serão oferecidos serviços de saúde e assistência, alongamento, zumba e apresentação musical, em parceria com a Prefeitura Municipal. Nos três dias de comemoração, também haverá: Torneio de Handebol de Areia; Recital Sesc Lazer Especial Viradão; e Festival de Handebol. 

Floresta – No Sertão de Itaparica, o Sesc Floresta preparou um Viradão com muita música, atividades esportivas e recreativas. O público vai se divertir com Forró na Feira; Amistosos de Futsal; Festival de Natação; Aulão de Hidroginástica; Circuito de Desafios – Especial Dia Internacional da Mulher; receber orientações sobre sedentarismo e importância da prática de atividades físicas na busca pela saúde, bem-estar e qualidade de vida; Ginástica laboral no comércio da cidade; Sesc Lazer Especial, com  recreação, show de talentos e música ao vivo e animação do Palhaço TrupeÇando – A trupe de um homem só. 

Petrolina – Para a população do Sertão do São Francisco, o Sesc Petrolina vai participar do Dia da Transformação em Petrolina , no dia 8, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade e outras instituições, em homenagem ao Dia da Mulher. Também haverá ações itinerantes como o Sesc Ciências vai à Escola. O Viradão vai oferecer  Geração Saúde – Exposição e degustação de alimentos saudáveis; Aulão de Ritmos;  Café & Prosa, com Áquila Braga, escritor do livro “Aprendendo a fazer quadrinhos com a Turma do Áquila”; Sarau Sesc de Música; Apresentação teatral “A Dama do Barro”, com a Cia 1° Ato; Reunião Dançante;  Show musical com Felipe Lima;  Apresentação “Fuá na Casa de Zé Mané”, com Cia de Dança do Sesc Petrolina; Oficina de escultura com biomassa, com Carina Lacerda; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis; Sesc Lazer Especial Viradão.

Serra Talhada – No Sesc Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o aniversário do Sesc será comemorado com Maratona Recreativa Especial Viradão; Festival de Natação Infantil e Adulto para alunos; Aulão de Funcional para alunos; Ação Viradão Sesc na Praça; Aulão de Hidroginástica; Sesc Lazer Especial Viradão; Camping no Sesc.

Triunfo – Em Triunfo, o Sesc vai oferecer ações de bem-estar, saúde e beleza para as mulheres; Atividades Recreativas Infantis, nas escolas Municipais; Cine Sesc; Oficina de Iniciação ao Pandeiro; Torneio de Dominó; Som na Fábrica, com Miguel Marinho (Pandeirada); Tardezinha na Praça; Teleférico Solidário.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://digital.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Viradão Sesc

  • Data: de 8 a 10 de março
  • Unidades no Sertão: Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina, Triunfo e Serra Talhada.
  • Programação completa: viradao.sescpe.com.br.

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulga a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados nesta segunda-feira, 4 de março

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (04). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco de beterraba com 20kg a R$ 90,00. A caixa com 15 kg de gengibre está custando R$ 200,00. A caixa com 25 kg de inhame está a R$ 250,00.

A cotação completa segue anexo em PDF logo abaixo.

Prefeitura de Juazeiro apoia encontro do Rotary Clube que traz na programação palestras sobre a campanha Leão Amigo da Criança, Adolescente e do Idoso

Com uma programação de palestras diversificadas, o Rotary Clube Juazeiro, com apoio da Prefeitura Municipal, da Receita Federal e da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB), realiza na próxima quinta-feira (07) o ‘Encontro com Rotarianos, Assistência e Fundos Sociais, que integra a campanha ‘Leão Amigo da Criança e do Idoso’.

O evento acontece no Centro de Cultura João Gilberto, às 19h, trazendo renomados palestrantes que vão abordar temas como: Imposto de Renda Pessoas Física e Jurídica; Captação e funcionamento dos fundos sociais, entre outros, como forma de orientar os participantes sobre a destinação solidária do Imposto de Renda.

Palestras

Quatro temas nortearão as palestras do evento, são eles: Campanha de Destinação do Imposto de Renda: Sou Cidadão Solidário – Pessoa Física, ministrada por Manoel Mendes Cerqueira Filho, analista-tributário da Receita Federal do Brasil, representante de cidadania fiscal da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Feira de Santana; Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) com enfoque na atividade rural, que será ministrada por Gustavo Breitenbach, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil  e Delegado da Receita Federal do Brasil em Feira de Santana; A Realidade Local Dentro do Contexto abordado, que será conduzida por Silvânia Gomes de Andrade, agente da Receita Federal do Brasil em Juazeiro-BA e Captação e funcionamento dos Fundos Sociais, que será conduzida por André Felipe Carvalho Ferreira, contabilista, diretor regional da UCIB na região Norte e controlador interno em Juazeiro-BA.

Inscrições

Para participar do evento os interessados devem fazer a inscrição que está disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2RoOoYqjjozhZ53_oxEnrPySBYcYgLfl9CoIGBVFMtgkEqQ/viewform . “Convidamos todos os representantes dos eixos envolvidos a participarem desse importante momento, que vem para informar, esclarecer sobre um tema que pode ser direcionado ao desenvolvimento de ações e projetos para crianças, adolescentes e idosos no nosso município”, destaca a presidente da Comissão de Projeto Humanitários do Rotary Clube de Juazeiro, Marli Carvalho.

Serviço

Encontro com Rotarianos, Assistência e Fundos Sociais

Data: 07 de março

Local: Centro de Cultura João GilbertoHorário: 19h

Programação

19h – Recepção e Coquetel

19h20 – Cerimônia de abertura e boas vindas com Maria de Fátima Fernandes, presidente do Rotary Club Juazeiro.19h40 – Palestra Campanha de Destinação do Imposto de Renda: Sou Cidadão Solidário – Pessoa Física

20h – Palestra Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) com enfoque na atividade rural

20h30 –  Palestra Realidade local21h – Captação e funcionamento dos Fundos Sociais

21h30 – Momento para perguntas e respostas

22h – Encerramento.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMJ

Setor de Tributos de Petrolina terá atendimento diferenciado durante a semana

Os contribuintes que precisarem de atendimento no setor de Tributos devem ficar atentos às mudanças que vão acontecer esta semana. As consultas presenciais serão feitas normalmente nesta segunda-feira (4) no Núcleo Administrativo, mas a partir da terça-feira (5) haverá alteração. As medidas foram tomadas para que o a Secretaria Executiva de Tributos voltasse a funcionar no prédio da Prefeitura de Petrolina, na Avenida Guararapes.

Na terça (5) e quarta-feira (6) não serão feitos atendimentos presenciais, aqueles que precisarem resolver alguma pendência relacionada a ISS, IPTU, ITBI, cadastro imobiliário, entre outros, devem acessar o site da prefeitura, através do link da plataforma ‘Petro Online’ (www.petrolina.pe.gov.br/petro-online) e também o Whatsapp do Setor de Tributos que é o (87) 99190-7667.

A partir de quinta-feira (7), os atendimentos serão retomados e voltam a ser realizados no térreo da Prefeitura Municipal, das 7h às 13h. Desde setembro de 2023 quem precisava resolver alguma pendência tributária se deslocava até o Núcleo Administrativo, enquanto o setor passava por melhorias para proporcionar maior qualidade e conforto no atendimento ao público.

Parceria com a prefeitura: 7ª Meia Maratona da Fruticultura Irrigada atrai atletas do Brasil inteiro

Em um cenário diferente, a área irrigada que é cartão postal e também responsável pela maior parte da economia de Petrolina, mais de 1.500 atletas de todos os estados brasileiros participaram, neste domingo (3), da 7ª Meia Maratona da Fruticultura Irrigada. A corrida, que conta todos os anos com a parceria da Prefeitura de Petrolina, aconteceu no Núcleo 3 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. Ao todo, a gestão municipal investiu cerca de R$ 40 mil em estrutura para o evento.

Chancelada pela Confederação Brasileira de Atletismo, a Meia Maratona da Fruticultura Irrigada faz parte do calendário de corridas de Pernambuco, reforçando a importância da competição que é destaque nacional. A corrida contou com mais de R$ 100 mil em premiação, atraindo atletas de alto rendimento que participam de competições olímpicas nacionais em todos os estados brasileiros. A competição teve provas de 7 e 21 km de distância.

Quem esteve presente acompanhando o evento de perto foi o prefeito Simão Durando que fez questão de reforçar o interesse da gestão municipal em apoiar e incentivar projetos tão importantes como esse que valorizam os atletas da cidade e atraí ainda centenas de competidores de outras localidades e visibilidade na área esportiva para a terceira maior cidade de Pernambuco.

“A gente sabe que o esporte é instrumento para transformação da sociedade e por isso, a gestão municipal não tem medido esforços para incentivar as ações e práticas no município. Elas movimentam a cidade, aquecendo o turismo e a economia, já que recebemos atletas de todo o país. A gestão municipal fez questão de prestar toda a assistência na estrutura da Meia Maratona, garantindo, mais uma vez, o sucesso do evento”, concluiu.

A corrida foi idealizada pelo produtor rural José Moisés, também conhecido como Zé Caruaru, em 2017.

Cleilma Silva – Assessora de Imprensa
Fotos: Erlan Alexandre

Prefeita Suzana Ramos prestigia 2ª edição do Carnaval do João Paulo II neste sábado (2)

Muita animação e alegria marcou a 2ª edição do Carnaval do bairro João Paulo II, que teve início nesta sexta-feira (1º) e vai segue até domingo (3). A festa, realizada pela Associação de Moradores do João Paulo II, com apoio da Prefeitura de Juazeiro, celebrou a tradição e cultura local.

“O Carnaval do bairro João Paulo II é tradicional e na nossa gestão resgatamos esse momento voltado exclusivamente para a comunidade. Além disso, a valorização dos artistas locais é uma oportunidade para aquecer a economia local e gerar renda para os moradores”, ressaltou a prefeita Suzana Ramos.

Com uma programação repleta de atrações, o carnaval iniciou na sexta-feira com a apresentação da corte carnavalesca do bairro, seguida pelos shows de Xamego Tropical e Exceção. Neste sábado, um trio elétrico com Dan Jamaica e O Juiz agitou a multidão. No palco, as apresentações ficaram por conta dos cantores Thiaguinho Carvalho, Thipe e da banda Stillo.com.

A moradora e comerciante, Jandira dos Santos, aprovou o carnaval. “Essas eventos são bons porque movimentam o bairro, a gente tem mais oportunidade de vender nossos produtos”, avaliou.

 Intervenções no bairro

O presidente da Associação de Moradores Lucas Felipe Rodrigues celebrou o momento com o carnaval do bairro e citou as intervenções da gestão Suzana Ramos no bairro João Paulo II. “Estamos muito felizes em ver um evento tradicional e que não acontecia há 12 anos, estar novamente sendo feito para a comunidade pelo segundo ano consecutivo. A prefeita Suzana trouxe importantes conquistas para o João Paulo II, como não havia acontecido antes”, afirmou.

A gestão Suzana Ramos requalificou as escolas Professora Haydée Fonseca Falcão e Maria José, que logo vai ser entregue, realizou pavimentação da Avenida Cheffy Khoury, reforma da UBS do Parque Residencial, reforma e requalificação do Restaurante Popular e do CRAS, além de operação tapa-buraco, iluminação, limpeza e poda de árvores.

 Encerramento

No domingo, o encerramento será na Praça do João Paulo II, com as atrações Mega Top, Nova Sensação e Juscelio Alcântara, prometendo fechar o Carnaval do João Paulo II com chave de ouro.

Procura por seguros residencial e automotivo cresce no verão; setor movimenta R$ 248 milhões em Pernambuco

Durante o período de verão, é comum as pessoas viajarem com mais frequência. De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o verão de 2024 deve ser o melhor em 13 anos do Brasil, com alta movimentação de turistas pelo país.

Com isso, aumenta também a necessidade de investir em mecanismos para viajar com tranquilidade. Uma das maneiras mais efetivas de garantir a segurança de seus bens durante o verão é a aquisição de seguros: segundo levantamento realizado pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o número de seguros residenciais cresceu 13% no Brasil em 2023.

Somente em Pernambuco, o Sicredi, mais antiga cooperativa de crédito em atuação na América Latina, concedeu mais de R$ 95 mil em seguros residenciais e automotivos ao longo de 2023, e R$ 248 milhões considerando todas as modalidades. Esses dois tipos de produtos estão entre os mais procurados pela população no início do ano, de acordo com Gabriela Nóbrega, analista de desenvolvimento de negócios da Central Sicredi Nordeste.

Para Gabriela, os seguros residenciais e automotivos tornam-se bastante populares nos primeiros meses do ano por serem essenciais para quem quer proteger seu patrimônio enquanto aproveita o período de verão.

“Em situações de necessidade, como no caso de um imprevisto durante uma viagem de férias, muitas apólices oferecem assistência 24 horas para serviços emergenciais”, explica a especialista. “Essa proteção não se restringe apenas à estrutura física da residência, no caso dos seguros residenciais, mas também abrange o conteúdo do imóvel, incluindo móveis, eletrodomésticos e pertences pessoais. O seguro automóvel também oferece proteção em diversas situações, como colisões, furtos, danos causados por intempéries e até mesmo assistência em viagem”, detalha.

Além disso, as mudanças climáticas – que se acentuam durante o verão – representam riscos para os bens materiais.

“Com o aumento das temperaturas, os riscos de incidentes como incêndios, danos causados por quedas de raios, alagamentos e outros imprevistos associados ao verão se tornam mais evidentes”, diz Gabriela. “Portanto, é fundamental considerar a contratação de um seguro que proporcione a devida proteção para que, independentemente de onde estejam, os proprietários possam desfrutar de um descanso sem preocupações excessivas”, acrescenta.

Além dos seguros residenciais e automotivos, outros tipos de seguro também apresentam perspectiva de crescimento em 2024. Conforme o Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste, a região Nordeste deve registrar crescimento de outras quatro carteiras de seguros neste ano: vida, empresarial, responsabilidade civil e garantia – todos oferecidos pelo Sicredi.

Mais amor por elas: Gestão Suzana Ramos prepara programação especial para marcar o 8 de março, dia Internacional da Mulher

Para marcar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a gestão Suzana Ramos está preparando uma programação especial de homenagens e ações de combate à violência contra a mulher, com o tema: ‘Mais amor por elas’. Durante todo o mês de março, a gestão municipal vai realizar ações voltadas ao bem-estar feminino.

Uma caminhada alusiva ao Dia da Mulher com banda Mirage vai ser realizada na sexta-feira (08), saindo do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), às 15h até a Praça Imaculada Conceição (Praça da Catedral), onde estará acontecendo uma diversidade de ofertas de serviços voltado para as mulheres, das 14h às 20h. Serviços como o Saúde em Movimento, com especialidades voltadas para as mulheres, Procon para Todos, Defensoria Pública, CadÚnico, Cartório Civil, Point da Beleza, Feira da Mulher Empreendedora, AMA Cuida, além de doação de mudas e outros serviços voltados para as mulheres.

Também na Praça da Catedral será inaugurado um balanço cheio de rosas, símbolo da campanha, para que as mulheres reflitam sobre seus direitos e que as inspirem a denunciar quaisquer tipos de violência. “Como a primeira mulher eleita prefeita desta cidade, não poderia deixar de preparar uma campanha especial voltada para nós mulheres durante esse mês. Vamos realizar diversos serviços, principalmente da saúde da mulher, como colocação de DIU, preventivos e outros, além dos serviços sociais. Convido a todas as mulheres e aos homens que precisam se conscientizar e apoiar as causas femininas a participarem da caminhada no Dia 8 de Março”, disse a prefeita Suzana Ramos, idealizadora do projeto ‘Mais amor por elas’.

Mais amor por elas

Idealizado pela prefeita Suzana Ramos, o projeto vai envolver diversos órgãos do município, com serviços voltados às mulheres durante todo mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e outros serviços.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ