Venda de peixes na Semana Santa promete movimentar feiras e mercados de Juazeiro, Bahia

Com a chegada de março, mês em que se celebra a Semana Santa, a procura por peixes frescos, alimento muito consumido neste período, promete movimentar feiras e mercados de Juazeiro. O consumidor tem várias opções, como o tradicional Mercado Joca de Oliveira, Arnaldo Vieira e o Mercado Popular, além das feiras livres, equipamentos administrados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA).São diversas opções para todos os gostos e bolsos. Os boxes da peixaria do Mercado Joca de Oliveira contam com espécies como tambaqui, curimatã, tilápia, surubim e dourado e os preços, nesta quarta-feira (28), variam entre R$ 22 a R$ 35 o quilo, a depender do peixe. Mas a tendência é que os preços aumentem com a proximidade da Semana Santa, que é no final do mês de março.A comerciante de peixes, Joice Fernanda, está com uma boa expectativa para este ano. “Estamos esperando que as vendas de peixe aumentem com a entrada do mês de março e a chegada da Semana Santa. Aqui, a gente tem uma boa variedade de peixes que vêm de locais como Pilão Arcado, Sento Sé, na Bahia, e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco, e procuramos sempre trazer material de qualidade para que os consumidores venham comprar”, afirmou a vendedora.O diretor-presidente da AMA, Daniel Mota, também destacou que a Prefeitura tem organizado os equipamentos para a movimentação da Semana Santa. “Todos os equipamentos, desde as feiras livres, os mercados municipais e o Mercado do Produtor estão preparados para receber os consumidores que vão comprar os produtos para a tradicional Semana Santa. A gente convida toda a população a vir conferir os peixes, frutas, verduras e complementos da ceia da semana Santa”, convida Daniel.FuncionamentoO Mercado Municipal Joca de Oliveira funciona na Rua Oscar Ribeiro, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, aos sábados, das 6h às 14h, e aos domingos e feriados, das 6h às 13h.Já o Mercado Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 15h.No Mercado Arnaldo Vieira o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 5h às 17h, e aos sábados, das 5h às 17h.

Texto: Karem Moraes / Ascom AMA PMJFotos: Edinazio Dias/ Ascom PMJ

Após anos de transtornos, gestão Suzana Ramos leva obra de saneamento básico para bairro Antônio Guilhermino

A Prefeitura de Juazeiro tem trabalhado diuturnamente na obra de saneamento do bairro Antônio Guilhermino. Orçada em R$ 6 milhões com recursos próprios, mais de 4 mil metros de extensão de rede coletora e a rede condominial de 8.945,00 m (oito mil, novecentos e quarenta e cinco metros), a ação da gestão municipal irá contemplar 15 ruas e a Avenida Misael Aguilar.Por se tratar de uma obra de grande porte, o planejamento foi feito para garantir que o trabalho tenha qualidade e a melhoria, que há muito é esperada pela comunidade, seja permanente. “Essa obra já era muito aguardada pela comunidade e a prefeita Suzana Ramos e sua equipe teve a coragem de, realmente, enfrentar os desafios para levar aos moradores mais qualidade de vida. Nós nos deparamos, nessa primeira parte, com um solo muito profundo e rochoso e estamos partindo com rompedor hidráulico. Depois dessa parte, iremos acompanhando rua por rua, fazendo as ligações para garantir que a rede de saneamento funcione perfeitamente”, explica o diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire.Com as fortes chuvas dos últimos dias no município, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) tem realizado a limpeza dos escoadouros de água pluvial (as populares sarjetas), garantindo que a água possa escorrer e não empoçar.Além do saneamento, está prevista a pavimentação de três ruas do bairro dentro do pacote que está pavimentando mais de 70 ruas em mais de 10 localidades, com investimento de R$ 10 milhões. Após a conclusão da obra de saneamento, vai ser realizado um estudo de pavimentação de outras ruas do bairro.

Em um jogo histórico, o Petrolina ganha de 3 x 2 e passa para segunda fase da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (28), o Petrolina entrou em campo pela Copa do Brasil, um jogo histórico e emocionante.

A Fera Sertaneja enfrentou o Cascavel do Paraná. O confronto foi em casa, no Estádio Paulo Coelho.

A equipe disputou a primeira fase da Copa do Brasil.

Com um placar 3 x 2, o Petrolina passa para a segunda fase da competição.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O GOL DA VITÓRIA

Prefeitura de Petrolina faz alerta sobre golpe envolvendo o Bolsa Família

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, alerta os beneficiários do programa Bolsa Família para ficarem atentos com um novo golpe: atualização do Cadastro Único através de links enviados em aplicativos de mensagem. O Governo Federal e a Caixa Econômica não enviam links por SMS, e-mail ou WhatsApp.

O Bolsa Família é um benefício social e o cadastro é obrigatoriamente realizado de forma presencial em todo Brasil. Em Petrolina, tanto o cadastro, quanto as atualizações cadastrais só podem ser feitas nos CRAS ou na Central do Cadastro Único.

Para consultar a situação do seu Bolsa Família é só ligar para o número do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: 121 ou para a Central de Atendimento da Caixa 111. A ligação é gratuita. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Também é possível verificar através do aplicativo oficial chamado Bolsa Família, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

Algumas dicas para evitar golpes:

– Não clique em links enviados através de aplicativos de mensagens;

– Desconfie de mensagem que informe alguma vantagem ou com erros ortográficos ou gramaticais;

– Não responda mensagem que solicite informações de cunho pessoal, como número do cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário e senhas;

– Não instale aplicativos desconhecidos ou disponibilizados para instalação via link encaminhado por aplicativos de mensagens;

– Ao receber mensagens duvidosas, denuncie no disque social 121.

 

Candidatos eleitos nas eleições municipais poderão ter os mandatos cassados, caso desrespeitarem as regras para o uso da inteligência artificial

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse nesta quarta-feira (28), em Brasília, que candidatos eleitos que desrespeitarem as regras para o uso da inteligência artificial (IA) durante as eleições municipais de outubro próximo poderão ter os mandatos cassados.O TSE aprovou, nessa terça-feira (27), regras para uso da inteligência artificial no pleito municipal de outubro. A regra principal proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar candidaturas.

Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes, que também é ministro da Corte, disse que a regulamentação da inteligência artificial na campanha eleitoral permitirá acabar com a “terra sem lei” nas redes sociais.

“Os candidatos que desrespeitarem essa normatização e utilizarem a inteligência artificial negativamente para prejudicar seus opositores, para deturpar o sentido das informações buscando ganhar as eleições, a sanção será a cassação do registro e, se já estiverem sido eleitos, a cassação do mandato”, afirmou.

Normas aprovadas

O ministro também destacou que as redes sociais que não retirarem postagens com conteúdos antidemocráticos, homofóbicos e nazistas são responsabilizadas solidariamente com as autoras das postagens. A medida também está prevista em uma das normas aprovadas pelo TSE.

“Posso assegurar que é uma das normatizações mais modernas no combate à desinformação, às fakes news, notícias fraudulentas”, garantiu.

Os ministros também aprovaram na sessão dessa terça-feira diversas resoluções que vão balizar o pleito deste ano. São normas sobre a restrição da circulação de armas no dia da votação e garantem transporte público para os eleitores, entre outras.

Edição: Kleber Sampaio/Agência Brasil

A FUNASA, o Projeto Proágua Rural e a Reitoria da UNIVASF convidam para o Evento de Lançamento dos Cadernos Didático/Técnicos nos Fascículos

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o Projeto Proágua Rural e a Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) convidam para o Evento de Lançamento dos Cadernos Didático/Técnicos nos Fascículos: Operação e Manutenção das SAC/SSAA; Educação e Participação Social; e Gestão das SAC/SSAA.

Tais Cadernos são fruto da experiência do Projeto junto às comunidades rurais do Semiárido, contando com a colaboração de diversos profissionais especializados e balizados nessa temática tão relevante – o saneamento rural.

A cerimônia ocorrerá no dia 22 de março de 2024, às 9h, na sede do Proágua Rural, no Campus de Ciências Agrárias (CAA) da UNIVASF, em Petrolina/PE.

Comissão de Assuntos Municipais da Alepe auxilia na resolução de impasse de limites entre Alagoinha e Venturosa

Presidida pelo deputado estadual José Patriota, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se reuniu nesta quarta-feira (28), e tratou sobre diversos Projetos de Lei Ordinária que impactam os municípios do estado.  O destaque foi a assinatura para o prosseguimento dos trâmites legislativos dos ajustes dos limites municipais de Alagoinha e Venturosa.

Em outubro, a comissão havia convidado os prefeitos que se reuniram com outros entes como a agência Condepe/Fidem e acordaram a alteração, cedendo parte do município de Venturosa para Alagoinha. “Agradeço os prefeitos pela sobriedade na condução do processo. Em especial, Venturosa que cedeu território, com população, por entender que o povoado da localidade é atendido e se vê representado por Alagoinha”, afirmou Patriota, que presidiu por 10 anos a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Com o acordo entre as prefeituras recolhimento das assinaturas da comissão, o Projeto que altera a Lei nº 3.328/1958 será encaminhado para as comissões, para seguir os trâmites de aprovação da casa e posteriormente ser publicado no Diário Oficial.

Limites Municipais – Desde o ano passado capitaneada por Patriota, a Comissão pela primeira vez vem trabalhando para resolver os conflitos de limites municipais em Pernambuco. Desde 2023, 26 impasses foram acordados entre as prefeituras de todas as regiões do estado. “Nós de Assuntos Municipais estamos abertos para receber os municípios que tenham dificuldades e/ou precisem fazer ajustes nos limites e resolver os problemas da melhor forma possível para a população”, afirmou o deputado.

Fotos: Luiz Santos

Presidente da ABCDE/CESVASF e da ASSIESPE cumpre agenda de reuniões em Brasília-DF

Pela manhã, a Diretoria da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES) se reuniu na sede para discutir assuntos de interesses das associadas. Estavam presentes: o presidente da entidade, Antonio Habib, e todos os membros da Diretoria Executiva: Marcia Sardá, Vice-Presidente da Região Sul; Eduardo Vella, Vice-Presidente do Sudeste; Ana Gleide de Souza Leal Sá, Vice-Presidente Norte/Nordeste; Alberto Barella, Vice-Presidente do Centro-Oeste; e Nara Fortes, Secretária Geral.

A tarde, a Diretoria se reuniu com Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Secretário da Secretaria de Educação Superior (SeSu) em defesa das políticas públicas para o ensino superior municipal.

Defesa Civil alerta sobre pancadas de chuva nos próximos dias em Petrolina 

Apesar da semana ter iniciado com o tempo mais aberto, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil de Petrolina, alerta para pancadas de chuva nos próximos dias. Os dados obtidos através da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), indicam possibilidade de chuvas com intensidade moderada partir dessa quarta-feira (28) e uma maior incidência de precipitações na sexta-feira (01) e domingo (03).

No entanto, a Defesa Civil continua monitorando as previsões diariamente, já que costumam ser bem dinâmicas, e emitirá alertas em caso de possibilidade de chuvas com maior intensidade que possam gerar riscos.

As equipes da Prefeitura seguem monitorando as áreas de risco e trabalhando em alguns pontos da cidade com instalação de bombas em lagoas, para auxiliar no escoamento da água; limpeza dos canais; remoção de terra em algumas ruas e avenidas; mutirão de limpeza, entre outros. As atividades se concentram em bairros como Loteamento Eduardo, Padre Cícero, Santa Luzia, Antônio Cassimiro, João de Deus, Dom Avelar, Vila Marcela, Dom Avelar, São Joaquim, Vila Chocolate, Residencial Vila Verde, entre outros pontos.

Em casos de emergência e outras situações de vulnerabilidade, a Prefeitura de Petrolina orienta que a população acione os seguintes contatos: Central de Operações da Defesa Civil o 153 ou (87) 99132-9568 (whatsapp) e do Programa Mais Luz: 0800 608 1022 (24 horas).

Orientações

É importante também que a população previna-se para evitar possíveis danos, como verificar as falhas no telhado e limpar as calhas, ralos e grelhas para evitar entupimento; não jogar lixo nas ruas e córregos para evitar entupimento das passagens de água e realizar a poda das árvores dentro do muro e na calçada para minimizar os riscos de queda.

Governo de Pernambuco realiza 1ª Reunião de Mesa Geral de Negociação Coletiva Permanente de 2024

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), realizou a 1ª Reunião Ordinária da Mesa Geral de Negociação Coletiva Permanente de 2024, nesta terça-feira (27), na sede da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). Na ocasião, foi apresentado o cronograma das Mesas Específicas de Negociação para este ano. Presentes ao encontro, representantes das categorias de servidores do Estado também tiveram a oportunidade de apresentar considerações específicas.
.
A secretária de Administração, Ana Maraíza, que conduziu a reunião, ressaltou a relevância da Mesa Geral. “Este é um espaço importante para ouvirmos as demandas de cada entidade de classe e buscarmos as soluções, sempre com base no respeito e transparência. A SAD segue com diálogo aberto e permanente com os servidores do Estado”, destacou. A titular da pasta aproveitou a oportunidade também para anunciar a primeira reunião de Mesa Específica que será realizada no dia oito de março.
.
Durante o encontro desta terça-feira, o secretário Executivo de Transparência e Controle, Renato Cirne, apresentou um resumo do cenário econômico e fiscal do Estado para os 16 órgãos de classe. Também participaram da Mesa Geral, a procuradora Geral Adjunta, Renata Brayner; o secretário Executivo de Relações Institucionais da Casa Civil, Igor Cadena; a secretária Executiva de Gestão Estratégica, Stephanie Pereira, e o coordenador do Controle do Tesouro Estadual, Flávio Mota, ambos da Secretaria da Fazenda; além da representante da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Bárbara Bandeira.
.
Importante destacar que será realizada no dia 24 de abril a Primeira Mesa Geral Extraordinária de Negociação Coletiva Permanente de 2024, quando será apresentada oficialmente a pauta do Fórum de Servidores Estaduais com pleitos das categorias.
.
Estiveram presentes ainda representantes das seguintes entidades sindicais: CUT/PE, SISCIPM/CBM, SINDSAAF, SINTEPE, SINDSERPE, SINDSHEMOPE, SINDPD, SINDETRAN, SINDUPE, SINPOL, SINDAGRO, SINPOCRIM, SINPOLPEN, ADUPE, SINTAPE e SEEPE.