Estão abertas as inscrições para 2,5 mil vagas voltadas para servidores estaduais, municipais e o público em geral ampliarem os conhecimentos profissionais por meio de 30 cursos gratuitos. Essas qualificações terão início em março e são oferecidas pela Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD). As inscrições podem ser feitas no site da escola, no www.egape.pe.gov.br.
Os servidores estaduais e municipais podem se matricular em 15 cursos presenciais, a exemplo de “Gerenciamento de Riscos em 7 Passos: Aspectos Práticos”, que ensinará os alunos a definir e categorizar as medidas de controle para diminuir os riscos identificados; “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, cujo objetivo é aumentar o monitoramento e controle na execução dos contratos, para alcançar a excelência na prestação dos serviços; e “Prestação de Contas Eletrônicas através do SEI Pernambuco”, que ajudará os estudantes a conhecer os procedimentos para a realização de procedimentos de natureza financeira por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Pernambuco.
O diretor da Egape, Henrique Oliveira, enfatizou a qualidade dos cursos disponibilizados. “Todas as qualificações são elaboradas a partir dos melhores livros de cada área temática. A Egape trabalha diariamente para oferecer educação profissional de excelência para a sociedade”, destacou.
Para que o público em geral possa se inscrever nos seis cursos EAD sem tutoria (autoinstrucionais) oferecidos, é necessário possuir apenas nível médio. Essas qualificações terão início a partir do dia quatro de março. Entre elas, destaque para “A Arte de Desenvolver Equipes de Alta Performance”, “Compliance no Setor Público: Ferramentas Estratégicas para a Boa Governança” e “Informática Básica”.
Mais informações podem ser obtidas nos números (81) 3183-8025 (Coordenação Pedagógica) e (81) 3183.8065 (cursos EAD).










Estiveram presentes na solenidade de posse, secretários de estado; o ex-governador João Lyra; o ex-ministro Armando Monteiro; Paulo Neri, Superintendente da Caixa Econômica Federal; Fábio Barros, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco, representando o Ministro André de Paula; e Ricardo Essinger, presidente da FIEPE. Os deputados estaduais Débora Almeida, France Hacker, Luciano Duque, Gustavo Gouveia, Fabrizio Ferraz, Socorro Pimentel, Romero Sales Filho, Mário Ricardo, Joaquim Lira, Lula Cabral, o líder do Governo, Isaías Regis, os prefeitos Célia Sales (Ipojuca), Marcelo Gouveia (Paudalho), Regina da Saúde (Itaíba), Orlando Jorge (Limoeiro), Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Flávio Gadelha (Abreu e Lima), Pité (Quipapá), Sávio Torres (Tuparetama), Júlio Amorim (São Benedito do Sul), Irlando Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde), Marcos Patriota (Jupi), Luiz Aroldo (Águas Belas), Professora Elcione (Igarassu), Raimundo Pimentel (Araripina), Carrapicho (Tamandaré) e Graça do Moinho (Lagoa de Itaenga), entre outras lideranças políticas, também participaram da cerimônia. 

Na declaração, é preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. O faturamento anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura da empresa.