Em contagem regressiva para o Carnaval, foliões lotam Orla II no esquenta promovido pela Prefeitura de Juazeiro

Na noite deste sábado (20), o juazeirense deu mais uma vez uma amostra do que é a folia de momo na cidade durante o esquenta de Carnaval, promovido pela Prefeitura de Juazeiro. O público compareceu em peso para curtir o pagode de Dan Jamaica na Orla ll da cidade.

Raquel Farias foi uma das foliãs que vieram aproveitar a festa já no clima do Carnaval. “Estou adorando. As pessoas estão superanimadas e achei a festa organizada. Se o esquenta já está assim, imagina o Carnaval mesmo. Será fantástico!”, disse.

Teve também quem aproveitou a festa para ganhar um dinheiro extra. Foi o caso de Virgínia dos Santos, que trouxe sua barraca cheia de guloseimas. “O período do Carnaval de Juazeiro é muito bom para nós. O movimento de hoje foi muito bom e espero que repita amanhã”, desejou.

A festa não para

Neste domingo (21) tem mais esquenta de Carnaval, a partir das 17h, com o swing de Matheus Torres. A entrada é gratuita, mas é proibido adentrar o espaço com cooler.

O Carnaval de Todos

A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças que abrangerá a Orla II da cidade, no circuito João Gilberto. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.

Dica para a folia

Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.

Feriado do Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

Texto: Marcela Cavalcanti- Ascom PMJ

Fotos: Luan Medrado- Ascom

Candidata trans a Rainha do Carnaval recebe suporte jurídico da Transcender Social, ONG de Manuella Tyler

Após sofrer ataques transfóbicos, Valéria Macedo, que foi candidata a Rainha do Carnaval de Juazeiro, está recebendo atendimento jurídico através da Transcender Social, ONG que defende direitos da comunidade LGBTI+ de Juazeiro-BA.

Manuella Tyler Medrado e a advogada Camila Carvalho acompanharam a vítima até DEAM, delegacia especial de atendimento à mulher, onde foi feito o boletim de ocorrência contra o autor da falas discriminatórias, que vem promovendo outros comentários de ódio através da rede social instagram.

O caso foi encaminhado para a promotoria de direitos humanos do Ministério Público da Bahia, que está colaborando com as investigações. Lorena Figueiredo, advogada da Transcender Social, declara que o processo está sendo aberto em duas esferas, a nível civil, para solicitar danos morais e também a nível criminal, para que o autor seja responsabilizado pelo crime de Transfobia.

Em 2019, o STF, Supremo Tribunal Federal, reconheceu que a transfobia é crime e os crimes dessa natureza deveriam ser enquadrados como crime de racismo e injúria racial. Usam no carnaval as identidades trans como chacota, ridicularizando a existências de mulheres trans, e quando uma com capacidade e mérito tenta ocupar esse lugar com sua própria narrativa é vitima de violência, mulheres transexuais, são mulheres e não uma piada ou fantasia de carnaval, a luta de mulheres trans não exclui nenhuma mulher, mas sim constrói junto, entendendo a pluralidade do que é ser mulher na sociedade. Valeria ocupando, está transformando esse lugar.

“Não só por ela, mas por tantas outras que virão e não merecem viver em uma sociedade que destrói potencialidades”, declara Manuella Tyler, presidente da Transcender Social.

As advogadas Lorena Figueiredo e Camila Carvalho declaram que mesmo com as dificuldades sobre o caso, já que nem todos os órgão estão preparados para esse tipo de demanda, a própria DEAM não sabia como enquadrar o crime, elas estão buscando as medidas legais e cabíveis desde que tudo aconteceu, e o caso será resolvido o mais rápidopossível.

A Transcender Social, dispõe de suporte jurídico e psicológico para população LGBTI+ em Juazeiro-BA e luta por cidadania através dos eixos da educação, saúde, segurança e
empregabilidade porque entende que a partir disso é possível fazer a inclusão de pessoas LGBTI+ na sociedade.

Edição: Manuella Tyler

Cerca de 30 blocos alternativos vão agitar os dias de Carnaval em Juazeiro (BA)

Após o resgate cultural promovido pela gestão Suzana Ramos no Carnaval de 2023, que foi um show de democracia e inclusão, os blocos carnavalescos irão trazer mais alegria para os circuitos da festa e pontos tradicionais e prometem muita irreverência e animação.

Serão cerca de 30 blocos desfilando no ‘Carnaval de Todos’, que será realizado de 25 e 28 de janeiro. Entre eles: Marchinha de Carnaval, Bolô Folia, Sertãozinho, É Rojão, Bloco da Elza, As Quengas do Popular, Tô Atoa, Carna Folia, 20 por Hora, Reffea Folia, Tô de Boa, Bloco da Perpétua, 50 e + 1, Eu, Você e João, Pinico, RDB (Rua de Baixo), Impacto, Coelba, Tequila, Exame Gente, Respeite as Minas, Chá de Boldo, Filhos da Pauta e amigos da Imprensa, Arrocha e Bloquinho da Eskina, além dos blocos dos Garis, Vigilância e Arretadas.

“Os blocos não poderiam ficar de fora deste carnaval que é tão inclusivo e democrático. Desde o ano passado que eu pedi que fizerem um resgate dos blocos e batucadas, que são a cara do carnaval de Juazeiro. Durante os quatro dias da folia, temos blocos, tanto nos principais circuitos da folia quanto nos pontos que já são tradicionais, como na Rua de Baixo, na Flaviano Guimarães, Rua Perpétua entre outros pontos”, disse a prefeita Suzana Ramos.

O Carnaval de Todos

A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças que abrangerá a Orla II da cidade, no circuito João Gilberto. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.

Dica para a folia

Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.

Feriado do Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: Ascom/PMJ

Negociação coletiva dos trabalhadores rurais pernambucanos do Vale do São Francisco é fechada em tempo recorde

Nesta sexta-feira, 19 de janeiro, foi finalizada a negociação coletiva da nova Convenção Coletiva de Trabalho do Vale do São Francisco – Pernambuco. O acordo foi firmado, em apenas 3 dias e meio, entre os Sindicatos dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e dos Trabalhadores Assalariados Rurais (STTAR) de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco e Inajá.

A negociação foi conduzida pelo advogado da CONTAR, Dr. Cadu, e contou com a presença das seguintes representações sindicais laborais: o presidente da CONTAR, Gabriel Santos; a presidente da FETAEPE, Cristiana Andrade; a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma, o presidente do STTAR Belém do São Francisco, Clécio Gomes; o presidente do STTAR Lagoa Grande, Marcos Santos; além da assessora jurídica do STTAR Petrolina, Dra. Marília Calado.

Dentro do avanço econômico conquistado na negociação está o reajuste do piso salarial da categoria de R$ 1.354 para R$ 1.450, totalizando um aumento de 7,09%, além da manutenção das conquistas da CCT anterior. “A avaliação da Confederação é que foi uma boa negociação. A gente conseguiu avançar com o salário, impedir alguns retrocessos como o fim da homologação no sindicato, asseguramos a liberação dos trabalhadores nas duas horas do dia do pagamento (seis horas corridas de trabalho), asseguramos que o banco de horas e a semana espanhola só podem ser feitos em acordo coletivo com anuência do sindicato, também conseguimos regularizar toda a jornada de trabalho, trazendo as horas extras que eram feitas de maneira informal para o contracheque e assegurando o revezamento de turno para os tratoristas”, explicou o negociador Dr. Cadu.

Na avaliação do presidente do SPR de Petrolina, Jailson Lira, a negociação foi exitosa. “Tivemos avanços significativos. Tenho a impressão de que a gente mudou a forma de negociar e deu certo. No ano passado, passamos 4 ou 5 meses para negociar. Agora, em três dias e meio negociamos. Ouvimos elogios rasgados de toda a classe patronal e laboral pelos avanços e pelo respeito que houve”, destacou.

A presidente do STTAR Petrolina disse que agora é momento de divulgar as alterações na CCT. “Sabemos que a negociação aqui é permanente e vamos continuar o trabalho agora na divulgação e na garantia do cumprimento das cláusulas”, assegurou Maria Joelma.

Febraban dá dicas de como evitar cair em golpes bancários; Confira

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que tem “investido rotineiramente campanhas de conscientização e esclarecimento à população por meio de ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais.”A entidade orienta as vítimas de golpe a “notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso. Também deve se fazer um boletim de ocorrência.”

Segundo a Febraban, “ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro telefone para tirar a limpo a história.”

Outra recomendação da entidade “é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. E jamais depositar dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir o negócio’. Caso receba uma proposta aparentemente vantajosa e atrativa, o consumidor não deve confirmar a operação na hora.”

O cliente deve sempre pedir para lhe enviarem a proposta por escrito. “E verifique se ela confere com as promessas verbais. Em qualquer caso, se desconfiar da oferta, deve procurar os canais da instituição financeira que realizou a oferta a fim de confirmar se ela presta serviço ao banco.”

Conforme a Febraban, atualmente estão em evidência seis tipos de golpes. Leia abaixo como são aplicados e como os correntistas de banco podem evitar serem enganados conforme orientação da entidade:

Golpe do falso funcionário

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual ela tem um relacionamento ativo. Informa que sua conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. E até mesmo pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.

Como evitar

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Golpe do 0800

Os golpistas estão enviando mensagens de SMS para o cliente ou em aplicativos de mensagem informando sobre uma transação suspeita de valor alto em uma compra no varejo, solicitando que ele entre em contato com uma suposta central de atendimento para esclarecer a questão. No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria uma central telefônica de um banco ou de uma área de cartões de crédito. Eles se utilizam dessa técnica para trazer maior credibilidade para a mensagem. Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação. Outro artifício que também é usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo.

Como evitar

O cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Se tiver alguma dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente. Os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações. Também nunca ligam e pedem para que clientes façam transferências ou PIX ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta.

Golpe do acesso remoto

Neste golpe, também conhecido como Golpe da Mão Fantasma, o fraudador pode entrar em contato com a vítima se passando por um falso funcionário de banco. Usa várias abordagens para enganar o cliente e diz que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar um suposto problema. Ou ainda manda SMS, e-mails falsos ou links em aplicativos de mensagens, que induzem o usuário a clicar em links suspeitos, que instalam um malware (um software maligno).

Como evitar

O banco nunca liga para o cliente nem manda mensagens ou e-mails pedindo para que ele instale nenhum tipo de aplicativo em seu celular para supostamente regularizar um problema na conta.

Golpe do Falso Brinde ou Falso Presente de Aniversário

Em datas comemorativas, o cliente deve tomar cuidado com o golpe do falso brinde ou falso presente de aniversário. Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde ou presente para entregar e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Os criminosos chegam a dar algo para a vítima, geralmente flores, bolos ou cosméticos. Alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega e pedem um pagamento de uma taxa. O entregador pode entregar uma maquininha com o visor danificado ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela e aplicar o golpe da maquininha e ainda o da troca de cartão.

Como evitar

Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet. Jamais aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou. Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa, Sempre confira o valor da compra na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.

Golpe de engenharia social com WhatsApp

O criminoso escolhe uma vítima, pega sua foto em redes sociais, e, de alguma forma, consegue descobrir números de celulares de contatos da pessoa. Com um novo número de celular, manda mensagem para amigos e familiares da vítima, alegando que teve de trocar de número devido a algum problema. A partir daí, pede uma transferência via Pix, dizendo estar em alguma situação de emergência.

Como evitar

A Febraban alerta que é preciso ter muito cuidado com a exposição de dados em redes sociais. Ao receber uma mensagem de algum contato com um número novo, é preciso certificar-se que a pessoa realmente mudou seu número de telefone. Não faça Pix ou qualquer tipo de transferência até falar com a pessoa que está solicitando o dinheiro.

Golpe do falso leilão/falsas vendas

Golpistas criam sites falsos de leilão, anunciando todo tipo de produto por preços bem abaixo do mercado. Depois pedem transferências, depósitos e até dinheiro via Pix para assegurar a compra. Geralmente apelam para a urgência em fechar o negócio, dizendo que você pode perder os descontos, mas nunca entregam as mercadorias. Da mesma maneira criam sites de falsas empresas e falsas lojas de comércio para aplicar golpes.

Como evitar

Sempre pesquise sobre a empresa de leilões em sites de reclamação e confira o CNPJ do leiloeiro. Ao fazer uma transação comercial com qualquer empresa, sempre pesquise sobre ela em sites de reclamação e confira seu CNPJ. Nunca faça transações em sites que não tenham o cadeado de segurança no navegador nem transferências para contas de pessoas físicas. Fique atento com lojas de varejo em redes sociais. Sempre desconfie quando o vendedor apelar para a urgência em fechar o negócio, dizendo que você pode perder descontos. Também desconfie se pedirem dinheiro antecipado para fechar algum negócio.

Além desses tipos de golpe que “estão nos holofotes” de acordo com a Febraban, outras fraudes já estiveram em uso. Para saber mais, clique aqui.

A Febraban também publicou 10 dicas antigolpe. Para conhecer, clique aqui.

Edição: Marcelo Brandão/Agência Brasil

Prefeita Suzana Ramos visita obra da Travessia Urbana que entra em nova fase; trecho da BR-235 será liberado na próxima semana

A prefeita Suzana Ramos e o secretário de Obras Acauã Santiago visitaram nesta sexta-feira (19) o canteiro de obras da Travessia Urbana e o trecho da BR-235, que foi alargado entre a rotatória do supermercado Assaí e a rotatória do Mercado do Produtor. O trecho já está com sua pavimentação e via sinalizadas. As equipes estão trabalhando na reta final da construção de calçadas e implantação de meio-fio. De acordo com João Felipe, engenheiro da empresa Construtora Luiz Costa (CLC), que está executando a obra, o trecho será liberado na próxima segunda-feira (22).

Um novo viaduto nas proximidades do Riacho do Macarrão, na BR-407, começou a ser construído. Além da nova etapa de serviços, equipes seguem trabalhando na construção do viaduto na Lagoa de Calú, que está com a maioria das vigas prontas, além da construção da parede de contenção do aterro para a duplicação do trecho da BR-235, entre a rotatória do supermercado Assaí e a antiga rotatória da Lagoa de Calú, onde está sendo construído um viaduto.

A prefeita Suzana Ramos, que lutou desde o primeiro dia do seu mandato para destravar essa importante obra, celebrou o avanço. “Muito feliz com a notícia que o trecho da BR-235, será liberado para o fluxo de veículos. Eu que sempre acreditei nesta obra e que fui muito criticada quando fui a Brasília entender e tentar destravar essa obra que muitos diziam que eu não ia conseguir. Vê-la avançar e ter esse trecho concluído é uma grande alegria para todos nós. Essa obra vai desafogar o trânsito e mudar a cara da nossa cidade, pois é a maior obra de mobilidade urbana do nosso município”, disse a gestora, que concluiu “parabenizando os trabalhadores que estão empenhados nesta obra tão importante para o município”.

Respeito à sinalização

Para que a obra siga em ritmo acelerado e sem nenhuma intercorrência, é preciso respeitar as regras de trânsito e sinalização. Muitos motoristas e motociclistas se aventuram a ultrapassarem as interdições passando pela obra e dificultando os trabalhos. A gestão municipal pede a compreensão de todos para que a obra siga em frente, para melhorar a mobilidade urbana do município.

A obra

Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2021, a prefeita Suzana Ramos foi à Brasília com o objetivo de destravar a importante obra que estava impedida de receber recursos públicos. Com o apoio do deputado federal, Adolfo Viana, que colocou uma emenda de R$ 2 milhões, foi possível refazer o projeto, corrigindo as irregularidades e deixando apto para ser pago com recursos federais. Suzana Ramos também pleiteou e articulou para que a licitação fosse realizada e conquistou R$ 53 milhões no orçamento deste ano para o início das obras, conquista que também contou com a participação do deputado estadual Jordávio Ramos.

A obra possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de cinco viadutos, sendo eles: na saída da ponte, nas proximidades do supermercado Assaí, na antiga rotatória da Lagoa de Calú, nas proximidades do Mercado do Produtor e outro na BA-210, e alças de acesso e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias.

 

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: Luan Medrado – PMJ

Prefeitura de Petrolina segue com ações de acolhimento para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), intensificou o acolhimento das pessoas em situação de rua. A ação está sendo conduzida pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Centro Pop, Abrigo Municipal e CREAS.

A proposta é percorrer os principais pontos da cidade realizando abordagem às pessoas em situação de rua e encaminhá-las para o Abrigo Municipal. Nesse equipamento elas terão acesso a alimentação, banho, kit higiene, dormitórios e lavanderia, cursos profissionalizantes, além de uma equipe multidisciplinar que dará os devidos encaminhamentos.

Em ação realizada nesta quinta-feira (18), três pessoas em situação de rua decidiram ser encaminhadas ao Abrigo Municipal. A.L.S, natural do Crato-CE, trabalhava como auxiliar de Pedreiro, reside em Petrolina há dois anos e nos últimos três meses está em situação de rua devido ao desemprego. R.S.R, natural de Alagoinhas-BA, encontra-se em situação de rua há cinco anos; chegou na cidade há duas semanas, trabalhava na área de serviços gerais. J.X.F, natural de Juazeiro do Norte-CE, trabalhava com reciclagem, e há 14 anos encontra-se em situação de rua; chegou no município há seis meses.

A população também pode colaborar. Caso encontre alguém em situação de rua que precise de alojamento, basta entrar em contato pelo telefone: ‎(87) 99121-4967, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Texto: Irislane Pacheco –
Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)
—-
Fotos: Deivid Menezes

AMMPLA disponibiliza requerimento para recurso de infração online 

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) disponibiliza no site oficial da Prefeitura de Petrolina o requerimento para recurso de infração. Ao receber a notificação da autuação de trânsito, o condutor ou proprietário do veículo poderá imprimir o requerimento de defesa, preencher e entregar no guichê da Autarquia localizado no Expresso Cidadão, no River Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além do requerimento, é necessário apresentar as cópias e originais da notificação, da CNH do condutor (ou RG do proprietário do carro) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A defesa será analisada pela Comissão de Defesa da Autuação e, em caso de indeferimento, o condutor poderá preencher novamente o requerimento e submeter a julgamento em 1ª instância pela Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI). Em caso de um novo indeferimento, poderá submeter em 2ª instância através do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Link para baixar o requerimento: https://petrolina.pe.gov.br/requerimento-recurso-de-infracao/

Prefeitura de Juazeiro segue com programa de parcelamento de débitos com descontos de até 100%

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), segue com o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), uma iniciativa que oferece descontos significativos nos juros, multas e demais encargos para os contribuintes regularizarem seus débitos tributários e não tributários, constituídos ou não, incluindo aqueles inscritos em dívida ativa.O PPI abrange diversos tipos de débitos, como IPTU, ISS, TFF e outros, referentes aos exercícios de 2022 e anos anteriores. Para aderir ao programa, os contribuintes devem solicitar a inclusão de seus débitos através da Sefaz, por meio de um processo administrativo que pode ser aberto no Serviço de Atendimento Municipal da Sefaz (SAM) ou via protocolo no sistema 1doc.O secretário da Sefaz, Edson Jorge Pacheco, destacou que o PPI é uma excelente oportunidade para os contribuintes regularizarem suas dívidas com o município. “O programa oferece descontos significativos, que podem chegar a 100%. É uma oportunidade única para os contribuintes colocarem suas contas em dia e evitar problemas futuros”, disse.

Governo de Pernambuco e Exército Brasileiro assinam Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos no Estado

O Governo de Pernambuco e o Exército Brasileiro assinaram, nesta sexta-feira (19), a renovação do Acordo de Compromisso para a instalação da Escola de Sargentos na Região Metropolitana do Recife. O ato, formalizado pela governadora Raquel Lyra e pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Com a implantação do projeto no Estado, Pernambuco vai receber aproximadamente R$ 2 bilhões em investimentos. Para execução da obra, estima-se a geração de 12 mil empregos diretos e 18 mil indiretos. Ainda na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), também foi realizada a solenidade para passagem de comando do general de Exército Kleber Vasconcellos para o general de Exército Maurílio Ribeiro.
 
“A Escola de Sargentos do Brasil é resultado de um processo de diálogo entre o Governo de Pernambuco, Exército Brasileiro, entidades do meio ambiente e toda a sociedade. A construção dessa unidade vai garantir a geração de empregos, renda, oportunidade e esperança para os nossos jovens, que são fundamentais no combate à desigualdade regional. Além do ponto de vista econômico e social, temos garantido o pilar ambiental, pois o futuro dialoga com a sustentabilidade. Temos uma expectativa positiva de transformação com o início de um ciclo de muita prosperidade a partir dos investimentos que acontecerão aqui”, destacou Raquel Lyra. A área de 188 hectares prevista inicialmente para a obra foi reduzida para 90 hectares, fruto da disponibilidade do Governo de Pernambuco em desapropriar áreas contíguas à região da APA Aldeia-Beberibe para acomodar as vilas militares.
 
De acordo com o presidente Lula, após a instalação da escola, a economia local nunca mais será a mesma. “A nova Escola de Sargentos será uma das maiores de sua modalidade em todo o mundo. Se antes os pernambucanos e demais nordestinos que ingressavam na carreira militar tinham que ir para o Sul ou Sudeste para receber sua formação, a escola representará o movimento inverso. Pernambuco mostrará mais uma vez seu enorme potencial de conhecimento, educação e de inovação”, afirmou o presidente, que também esteve acompanhado do comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva.
 
Em maio de 2023, a governadora Raquel Lyra criou um Grupo de Trabalho que reuniu parte do secretariado do governo, representantes do Exército, a sociedade civil, a academia, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Ministério Público de Pernambuco para que todas as partes envolvidas pudessem se debruçar sobre o projeto e dar suas contribuições. 
 
O ministro José Múcio, por sua vez, declarou que esta também é uma obra de profundo alcance social para a região. “A instalação da escola será um marco de desenvolvimento e inclusão social, de oportunidade, investimentos e realizações para região do Grande Recife e para todo o estado de Pernambuco”, afirmou.
 
A proposta de compensação ambiental proporcionará incrementos importantes de serviços do ecossistema, como a melhoria de processos hídricos que alimentam a represa do Sistema Botafogo e a criação de corredores ecológicos que permitirão a conectividade entre fragmentos florestais e a biodiversidade local.
 
Estiveram presentes na solenidade os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); a senadora Teresa Leitão e o secretário da Previdência Social, Wolney Queiroz; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; os deputados federais Eriberto Medeiros, Augusto Coutinho, Carlos Veras, Pedro Campos e Maria Arraes; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; e os deputados estaduais Joãozinho Tenório, João de Nadegi e Waldemar Borges. 
 
Também compareceram o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; os prefeitos João Campos (Recife), Marcello Gouveia (Paudalho), Nadegi Queiroz (Camaragibe) e Jogli Uchôa (Araçoiaba); o presidente de Suape, Márcio Guiot; e os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha).
 
Fotos: Miva Filho/Secom