Penas para crimes contra criança e adolescente ficam mais rigorosas

A legislação brasileira que trata da proteção à criança e ao adolescente contra a violência foi reforçada nesta segunda feira (15), com a publicação no Diário Oficial da União da Lei 14.811/2024. A medida modifica o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e torna mais rigorosas as penalidades para crimes contra essa população.Uma das mudanças amplia em dois terços a punição por crime de homicídio contra menor de 14 anos em instituições de ensino. O texto estabelece também a exigência de certidões de antecedentes criminais de todos os colaboradores que trabalhem em locais onde são desenvolvidas atividades com crianças e adolescentes.

Outra alteração estabelece em cinco anos de prisão a penalidade para responsáveis por comunidade ou rede virtual, onde seja induzido o suicídio ou a automutilação de menor de 18 anos ou de pessoa com capacidade reduzida de resistência. Esse tipo de prática, assim como sequestro, cárcere privado e tráfico de crianças e adolescentes, foi tipificada como crime hediondo.

A lei descreve ainda os crimes de bullying e cyberbullying, definindo pena de dois a quatro anos de prisão para casos praticados em ambiente digital que não representem crime grave. Responsáveis pela transmissão ou exibição de conteúdos pornográficos com crianças e adolescentes também passam a ser penalizados, da mesma forma que os produtores desse tipo de conteúdo, com reclusão de quatro a oito anos, além da aplicação de multa.

O texto estabelece ainda pena de dois a quatro anos de prisão para o crime de não comunicação de desaparecimento de criança ou adolescente, de forma intencional. As mudanças têm efeito imediato e passam a valer com a publicação de lei.

Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil

Conselho Tutelar R2 está funcionando em novo endereço em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), informa que o Conselho Tutelar R2 do município mudou de endereço. A sede agora está instalada na Rua Barão da Boa Vista, Nº 66, Gercino Coelho.

O horário de atendimento continua de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para acionar o Conselho Tutelar R2 é através do telefone: (87) 3862-2022. Aos finais de semana os conselheiros ficam de sobreaviso, podendo ser contactados através do número do plantão: (87) 98861-0421.

O Conselho Tutelar de Petrolina é composto por dez membros eleitos pela população, com a função de zelar pelo efetivo respeito aos direitos da criança e do adolescente.

Policiais Militares do 5°BPM apreendem arma de fogo, entorpecente e motocicleta no bairro Ouro Preto, em Petrolina (PE)

Por volta das 23h40 desse domingo (14), no Bairro Ouro Preto, em Petrolina, as equipes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), Rondesc, Malhas da Lei e NI-26/5⁰ BPM, com arrimo Constitucional, homenageando a Operação Anfisbena, verticalizado conhecimento, sobretudo no que tange ao triplo homicídio que ocorreu nessa data, realizaram apreensão de 01 arma de fogo, calibre .40, 02 carregadores que, possivelmente, fora utilizada no sinistro retromencionado.

Além disso, foram apreendidos os seguintes objetos, a saber, 842 gramas do entorpecente, em forma de relva, análogo à Maconha, 01 motocicleta Honda XRE 300 e um numerário de R$ 4.527,10 em espécie.

Uma pessoa foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais apreendidos para adoção das medidas pertinentes ao caso.

Com informações da: Ascom 5° BPM/PMPE

Cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro é divulgado nesta segunda-feira, 15

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (15). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o quilo da abóbora comum a R$ 2,50. O saco com 50 kg da batatinha está custando R$ 280,00. O kg do abacate está custando R$ 5,00.

SEGUE ANEXO EM PDF A COTAÇÃO COMPLETA:

Triplo homicídio é registrado em um bar no bairro Pedro Raimundo em Petrolina (PE)

Nesta noite de domingo (14/01) ocorreu um trplo homicídio no bairro Pedro Raimundo em Petrolina (PE). Dois homens e uma mulher foram assassinados a tiros dentro de um bar na rua 06 do referido bairro.

Após o cocorrido, a polícia militar foi informada e foram ao local onde constatou a veracidade da informação. A equipe isolou a área para a equipe do Instituto de Criminalística (IC) fazer a perícia local. Após os trabalhos o IML fez a remoção dos corpos para unidade. Outra vítima baleda foi socorrida para uma unidade hospitalar.

 

Corte do Carnaval de Juazeiro 2024 é eleita em noite de muito axé e emoção

Em uma noite de muito axé e emoção, Juazeiro conheceu a nova Corte do ‘Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’. O concurso foi realizado na noite deste sábado (13), na Orla II, e os jurados tiveram dificuldade em escolher os vencedores, pois todos tinham muito samba no pé, swing e simpatia.

O público foi à loucura quando a nova corte momesca foi anunciada. O título de Rainha do Carnaval ficou com Deize Alencar, que além do reinado, ganhou R$ 5 mil. O Rei Momo escolhido foi Joel Silva, que também recebeu R$ 5 mil como premiação, além de garantirem fantasias para os 4 dias da folia, Faixa, Coroa, Cetro e a Chave da Cidade na abertura do Carnaval de Juazeiro. A 1ª princesa escolhida pelos jurados foi Sandriele Geovana que levou o prêmio de R$ 3 mil. Já a 2ª princesa foi Elen Raabe, que levou R$ 2 mil como prêmio.

A prefeita, Suzana Ramos, prestigiou o concurso e parabenizou a Corte da folia. “Acredito que os jurados tiveram muita dificuldade em escolher os vencedores, pois estavam todos lindos e com o Carnaval no coração. Com a nova corte formada, estão de parabéns e nós estamos prontos para abrir o Carnaval da Bahia, pois aqui é o primeiro Carnaval do nosso estado. Uma festa inclusiva e democrática, que foi pensada com muito carinho para todos os foliões. Que seja um carnaval de muita paz e alegria e agora é só esperar o dia de receberem a chave da cidade para a gente fazer o Carnaval como só nós sabemos fazer”, disse a gestora do município.

Para a rainha da folia, Deize Alencar, agora é esperar a chave da cidade e fazer o melhor Carnaval de Juazeiro. “Estou muito feliz com esse resultado. Eu vou retribuir todo esse carinho na avenida com muita alegria para vocês. A prefeita Suzana Ramos, toda equipe da Prefeitura de Juazeiro e todos os juazeirenses podem ter certeza que eu vou honrar a faixa de rainha desta festa, que é a cara da nossa cidade”, disse a rainha eleita, Deize Alencar.

Esquenta do Carnaval

Após o concurso, o público prestigiou o primeiro esquenta do carnaval, com shows de Pagodança e Caldeirão do Leva, aumentando a ansiedade pela chegada do Carnaval. “Uma noite de grandes emoções com o concurso da rainha e rei momo e também com esse esquenta que já deixa o coração a mil esperando o Carnaval de Juazeiro. Estão todos de parabéns pela belíssima organização desse evento”, disse Muriel Santana, que prestigiou o evento.

O Carnaval de Todos

A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças abrangerá a Orla II da cidade. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.

Dica para a folia

Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.

Feriado do Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro decretou que, na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: Airton Latapiat/PMJ

Prefeitura de Juazeiro divulga cronograma da Unidade Móvel Odontológica para o período de 15 a 19 de janeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) para o período de 15 a 19 de janeiro. Serão realizados 15 atendimentos por dia, a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS. Confira:
– 15/01: Segunda-feira – Local: Lagoa do Boi, em frente à UBS. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre.– 16/01: Terça-feira – Local: CAJ, em frente à UBS. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre.– 17/01: Quarta-feira – Local: Nossa Senhora das Grotas, em frente à UBS. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre.– 18/01: Quinta-feira – Residencial Praia do Rodeadouro, em frente à UBS. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre.– 19/01: Sexta-feira – Local: São Geraldo, em frente à UBS. Atendimento de 15 pacientes por demanda livre.

Energia solar se torna a grande aposta em 2024 para a redução de gastos com energia elétrica e ampliação do uso da energia limpa entre os consumidores

É verdade que um sistema mínimo ainda chega a custar entre R$ 12 mil a R$ 15 mil, entretanto as empresas do segmento como, a Nordeste Solar Engenharia com sede em Sento – Sé/BA, bancos e até os governos, têm iniciado estudos e organizado incentivos financeiros para promover a expansão deste tipo energia, limpa, renovável e inesgotável.

A energia solar é uma fonte de energia renovável que tem ganhado cada vez mais espaço na matriz energética do Brasil e em muitas partes do mundo. Considerada uma forma ambientalmente limpa de geração de energia, pois não emite poluentes na atmosfera, a energia solar pode ser considerada uma fonte de energia inesgotável, uma vez que é um recurso oferecido pela natureza.

E em se tratando do Nordeste, especificamente do Sertão nordestino, a matéria prima para a produção da energia solar existe de sobra. Fonte de energia promissora e com grande potencial de crescimento, com o avanço da tecnologia, espera-se que os custos de produção diminuam e que a capacidade de armazenamento aumente, tornando a energia solar ainda mais acessível e eficiente.

Segundo o empresário Luís Vinícius Bispo, que criou a Nordeste Solar Engenharia em plena pandemia, os sistemas de energia fotovoltaica conquistou o mercado porque além de uma série de vantagens, são implantados sob medida para cada cliente.

“O projeto é feito sob medida para o cliente e se adequa à realidade de cada projeto solicitado. Então o tamanho depende do consumo de cada cliente que varia de 250 Kwts até projetos gigantes, de 30 a 40 mil kwts. Por exemplo, se tem um cliente que consume média de 130 Kwts por mês e ele quer colocar um sistema para dispor de dois ar-condicionados em casa, o projeto vai se adequar a essa realidade”, explicou o empresário Luís Vinicius é jovem, mas promissor neste mercado. Sua empresa atende todo o Nordeste.

Conforme Luís, a Nordeste Solar Engenharia nasceu em fevereiro de 2022 em Sento Sé/BA, no Norte da Bahia, com um cenário sanitário e econômico, incertos também. Mas ele diz que não pensou duas vezes quando apostou no segmento e escolheu abrir o negócio em sua terra natal pelo potencial que Sento Sé possui especialmente na matéria prima utilizada na produção da energia fotovoltaica.

Portanto, o empresário concorda com as projeções dos analistas do setor que realmente o avanço da energia solar integrará um mercado bastante aquecido em 2024. E se ele já cresceu de uma maneira tão rápida sem essa projeção tão bem definida, deve acompanhar as boas energias das previsões para o mercado de energia solar e atender ainda mais consumidores, promovendo o crescimento de sua empresa, gerando mais empregos e compromisso com o meio ambiente.

“A gente já preparava a nossa expansão física em 2024 com a instalação de duas novas unidades da marca com uma loja em Petrolina e outra em Fortaleza. Na Bahia, além de Sento – Sé e todo o Norte baiano, temos atendido demandas de sistemas para a região de Brumado e Feira de Santana, mas o foco da Nordeste é toda a região”, considerou Luís Vinícius.

Na avaliação do jovem empresário, além de trazer economia na conta de luz, a energia solar proporciona conforto, fora ser energia limpa fruto de uma matriz renovável de uma fonte inesgotável.
“Por isso que empresas como a nossa vem tendo resultados tão positivos e em tão pouto tempo. A gente não mediu esforços para colocar a empresa no mercado. Temos ainda que consolidar o negócio, mas temos um diferencial por atuar bem próximo ao nosso cliente, procurando não deixa-lo na mão após a instalação do sistema. Nosso acompanhamento é constante”, assinalou o empresário baiano.

ENERGIA SOLAR AINDA CUSTA CARO?

O custo da energia solar no Brasil ainda é considerado elevado, principalmente devido ao alto custo dos equipamentos e da instalação, isso é fato. Mas, conforme Luís, o valor de um sistema fotovoltaico varia conforme diversos fatores, tais como a complexidade e o tamanho da instalação.

Em uma análise no mercado, feito por nossa reportagem, vimos que para imóveis de pequenas dimensões, o valor médio de se dispor de energia solar em casa, varia entre R$ 12 mil e R$ 15 mil. No entanto, Luís Vinícius revela que é importante ressaltar que o custo da energia solar vem diminuindo nos últimos anos, tornando-a cada vez mais acessível.

“É uma aposta extremamente certeira e não provoca surpresas nas contas de luz. Seja residencial seja empresarial. É um ganhou econômico importantíssimo. Um valor que se paga comparado com a taxa mínima das concessionárias de energia”, acrescentou Luiz Vinícius Bispo.

O empresário acredita que com o avanço da tecnologia, os custos de produção devem diminuir e a capacidade de armazenamento vai aumentar, tornando a energia solar ainda mais acessível e eficiente. Além disso, Luís Vinícius aposta em incentivos financeiros por parte dos governos, o que deverá promover a geração de energia solar por meio de políticas públicas.

“Pra mim o maior benefício da energia solar é a qualidade de vida, além de ambientalmente necessária, claro, proporciona redução de custos com energia”, complementa.

POTENCIAL CRESCENTE

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a energia solar representa apenas 1,9% da matriz elétrica no Brasil. Um número ainda baixo perto da energia hídrica, principal fonte de energia utilizada no país, com 59,3%.

No entanto, estudos das entidades relevam uma estimativa de que, em 2050, a energia solar irá ultrapassar a energia hídrica e se tornar a principal fonte, quando chegará a 32,2% da eletricidade gerada, enquanto a gerada a partir da água diminuirá até chegar a 30,2%.

“Tenho dito que esse é um mercado tímido ainda. Temos ainda muito a crescer e proporcionar a alguém que durante 20 anos de vida nunca pode colocar um ar-condicionado em casa porque energia elétrica é cara. Agora com a energia solar, está tendo esse conforto. Sem falar que ainda ajudamos na promoção de um mundo mais sustentável e livre de CO2”, concluiu Luís Vinícius.

Sobre a Nordeste Solar Engenharia

A Nordeste Solar Engenharia, empresa especializada em sistemas solares fotovoltaicos, inaugurou seu escritório de engenharia e vendas na cidade de Sento Sé/BA, reforçando seu compromisso com a economia, a sustentabilidade e o conforto no ambiente corporativo. Localizada na Rua 7 de Setembro, número 34, no centro de Sento Sé, esse novo anexo tem por objetivo criar uma melhor distribuição dos espaços de trabalho, proporcionando mais conforto no ambiente corporativo.

Com atuação no mercado há quase 2 anos, a Nordeste Solar Engenharia é referência em qualidade, proporcionando equipamentos de primeira linha e garantindo excelência na instalação e no rendimento dos sistemas solares, que possuem vida útil de mais de 25 anos. Além disso, a empresa conta com uma equipe altamente capacitada e apaixonada pelo mercado de energia, priorizando a satisfação do cliente.

O CEO-Fundador da empresa, Luís Vinicius Bispo, afirmou que a escolha por Sento Sé para a inauguração do escritório não foi aleatória: “Não escolhemos Sento Sé foi Sento Sé que nos escolheu. A cidade se destaca por seu potencial de geração de energia solar e pelo compromisso com a sustentabilidade, o que faz dela um polo importante para a Nordeste Solar Engenharia”.

A empresa oferece financiamentos em até 84 vezes, 4 meses de carência, atendimento personalizado, equipe técnica capacitada, entre outros benefícios.

Com a instalação de placas solares em residências, comércios e indústrias, a Nordeste Solar Engenharia garante uma economia de até 95% na conta de energia elétrica, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a redução dos custos dos consumidores.

A empresa se destaca por sua preocupação com a sustentabilidade e com a qualidade de seus produtos e serviços, tornando-se uma referência no mercado de energia solar no Nordeste.

Para solicitar um orçamento grátis, basta ir ao escritório ou entrar em contato pelo WhatsApp 74 9 8140 5555. As atividades da empresa, sistemas instalados e depoimentos de clientes são compartilhados no Instagram @nordeste_solar_engenharia

Detran-PE alerta sobre site falso oferecendo pagamento do IPVA por Pix

Uma página falsa está utilizando a interface do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) prometendo a possibilidade de pagamento do IPVA por meio do Pix. O órgão esclarece que o pagamento do IPVA só pode ser realizado de duas maneiras: acessando o boleto no site oficial do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br), e por meio do boleto impresso, enviado pelos correios para a residência dos proprietários dos veículos. E alerta que o acesso ao boleto na internet não deve ser feito por nenhum outro site, apenas pela página oficial do órgão, e que a opção Pix não existe. A área de tecnologia da informação do Detran-PE já tomou as providências adequadas, como a denúncia do site falso.

Para chegar ao boleto por meio do site do Detran-PE, basta acessar a página www.detran.pe.gov.br e selecionar a opção “Consulta de Placa”. A partir daí, fornecer os dados solicitados e acessar os boletos com todas as taxas. No caso dos boletos enviados pelos Correios, a distribuição ocorre durante o mês de janeiro. Este ano o pagamento do IPVA pode ser realizado em até 10 parcelas, mas, reforçando, não há a opção de pagamento por meio de Pix.

O calendário de pagamento do Licenciamento 2024, que inclui as taxas de IPVA, bombeiros e o próprio licenciamento, tem início no dia 05 de fevereiro, para os veículos com placas de final 1 ou 2, e segue, para as demais terminações, conforme tabela abaixo:

Imagem com calendário de licenciamento 2024

Prefeita Suzana Ramos entrega revitalização da Academia da Saúde, na Orla II de Juazeiro

Com muita música, dança e alegria, a prefeita Suzana Ramos entregou, na noite desta sexta-feira (12), a revitalização da Academia da Saúde, na Orla II de Juazeiro. As alunas da turma de Zumba fizeram um show à parte ao som de Dudu Almeida.A prefeita, Suzana Ramos, afirmou que a revitalização da Academia da Saúde é mais um passo na melhoria do setor em Juazeiro. “A nossa gestão fez destravar a Travessia Urbana, essa Orla II com a Academia da Saúde, o Vaporzinho, a Lagoa de Calú, ruas pavimentadas, mais de 69 escolas ampliadas e reformadas, mais de 14 UBSs inauguradas, os eventos tradicionais como Carnaval, Natal Iluminando, Santo Antônio das Tradições. Estamos inaugurando e ainda contando. E temos mais equipamentos e programas para a saúde neste ano de 2024”, destacou a prefeita.Na reforma, realizada com recursos próprios, foi revitalizada a sala de acolhimento, pintura nas grades de proteção, troca de vitrais das janelas, pintura do prédio e aquisição de equipamentos como macas, cadeiras, armários, além de paisagismo na área externa. “Quero agradecer o empenho da gestão Suzana Ramos com a saúde Juazeiro. Essa entrega de hoje fala sobre a promoção da saúde, bem estar, prevenindo doenças, porque esse é o papel da gestão, também buscar qualidade de vida. Vamos trazer mais equipamentos nos próximos dias e temos mais novidade para fevereiro”, disse a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves.A aluna, Julheny Soares, falou sobre a importância da prática de atividade física para a cura de doenças crônicas e psicológicas. “A Academia da Saúde é um trabalho muito bonito com as mulheres! Muitas chegaram com crise de ansiedade, depressão e através do zumba, dança, funcional, mudaram a vida. A Academia da Saúde não pode parar nunca. Só temos a agradecer à prefeita Suzana”, declarou.Prestigiaram o evento, secretários municipais, equipes da Sesau e os profissionais das equipes e-Multi composta por profissionais de educação física e fisioterapia e os vereadores Jean Gomes, Renato Brandão e Anderson da Iluminação. Academia da SaúdePor meio de uma equipe multiprofissional (e-Multi), composta por educadores físicos e fisioterapeutas, a Academia da Saúde promove atividades físicas em grupos para melhoria na qualidade de vida. O espaço conta com aulas de pilates, zumba, ginástica localizada, aeróbica, avaliação física, educação em saúde e, agora, com as práticas integrativas como ventosaterapia, liberação miofascial e massagem corporal. Atualmente, cerca de 50 alunos participam das aulas que acontecem três vezes por semana, em dois turnos.O público-alvo é composto por todas as faixas etárias, assim como pessoas em buscam reabilitação, após lesões, gestantes com adaptações específicas, atletas que desejam complementar seu treinamento e indivíduos que buscam melhorar a postura e a flexibilidade.Como participarQuem tiver interesse em participar das aulas, deve procurar os profissionais de educação física na Academia da Saúde, levando um documento de identificação e o Cartão SUS. Primeiro será feita uma avaliação para verificar as condições físicas.A Academia da Saúde funciona na Orla II de Juazeiro. As aulas são oferecidas: segunda-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h, quarta-feira, das 6h às 8h, quinta-feira, das 17h às 19h.