Prefeitura de Juazeiro divulga lista de candidatos a Corte do Carnaval 2024; concurso será neste sábado na Orla II

Está se aproximando o maior Carnaval do interior da Bahia, O Carnaval de Juazeiro – Carnaval de Todos. Para isto, a Prefeitura de Juazeiro segue o processo para a escolha da Corte da folia. 10 candidatas a Rainha e 5 candidatos a Rei Momo estão na disputa. O concurso vai ser realizado na Orla II, às 18h e, logo após, haverá o primeiro esquenta do Carnaval, com a banda Caldeirão do Leva.

Os candidatos se apresentarão aos jurados, que irão analisar e escolher os membros da Corte Real do Carnaval de Juazeiro 2024. O Rei Momo e a Rainha eleitos receberão, cada um, a premiação de R$ 5 mil, a primeira princesa, R$ 3 mil e a segunda princesa, R$ 2 mil. As Princesas do Carnaval serão escolhidas com base na pontuação e classificação em 2ª e 3ª colocação do concurso.

Candidatos a Rei Momo:

Joel Silva

Enilton Souza

Ronny Everton

Allif Rodrigo

Renato Dias

Candidatas a Rainha e Princesas:

Sabrina Fernandes

Regiane Nascimento

Elen Raabe

Maryane da Silva

Sandriele Geovana

Acássia Nicole

Deize Alencar

Valéria Macedo

Geovana Michaelly

 Ane Cardoso

O Carnaval de Todos

A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças abrangerá a Orla II da cidade. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.

Feriado do Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Fotos: Icaro Alexandre/PMJ

Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça

Foto: Lula Marques

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pronunciamento no Palácio do Planalto.
Lewandowski ocupará a vaga deixada por Flávio Dino, indicado de Lula ao STF para o lugar da ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente da Corte, ao completar 75 anos de idade, em outubro do ano passado.

Para Lula, as duas indicações, uma na Suprema Corte e a outra na pasta da Justiça coroam seu primeiro ano de mandato. “Hoje é um dia muito feliz para mim. Feliz porque eu estou diante de um companheiro [Flávio Dino] que está prestando serviço extraordinário ao país, à Justiça brasileira, e que, acertadament,e o Congresso homologou para que seja a partir de 22 de fevereiro o novo ministro do STF”, disse Lula.

“E feliz porque tenho do meu lado esquerdo um companheiro [Ricardo Lewandowski] que foi extraordinário ministro da Suprema Corte e que deixa uma cadeira vazia que vai ser ocupada por Flávio Dino, não a mesma dele, mas a da Suprema Corte. E ele vai ocupar a cadeira do Flávio Dino”, acrescentou o presidente.

Por questões particulares, a nomeação do novo ministro da Justiça ocorrerá em 19 de janeiro e a posse está marcada para 1º de fevereiro. Até lá, Dino continua no cargo no Executivo, depois, assume a vaga no Senado até a posse no Judiciário, que será em 22 de fevereiro.

“Feliz em ser sucedido pelo ministro Ricardo Lewandowski, um professor pelo qual tenho estima e admiração. Desejo sorte e sucesso. Teremos 20 dias de transição, ao longo dos quais eu e a minha equipe ajudaremos ao máximo aqueles que vierem a ser escolhidos para continuar com as tarefas que hoje conduzimos”, escreveu Flávio Dino em publicação nas redes sociais.

Novo ministério

Segundo o presidente Lula, Lewandowski terá liberdade para montar o ministério, mas afirmou que dará o aval final para as novas nomeações.

“Qualquer ministro meu é indicado, eu indico por uma relação de confiança, eu digo ‘monta seu governo, quando você estiver com o governo montado, você me procure que eu vou ver se tenho coisas contrárias a alguém ou tenho alguma indicação para fazer. Normalmente, tenho por hábito cultural não indicar ninguém em nenhum ministério, eu quero que as pessoas montem o time com que vão jogar”, disse o presidente. “[Em 1º de fevereiro] ele já vai ter uma equipe montada, vai conversar comigo e ainda vamos discutir quem fica, quem sai, quem entra, quais são as novidades”, acrescentou.

Mesmo antes das conversas, o secretário executivo adjunto do Ministério da Justiça, Diego Galdino, teve sua exoneração publicada no Diário Oficial da União. Já o secretário executivo da pasta, Ricardo Capelli, afirmou, em publicação nas redes sociais, que não pediu demissão. “Vou sair de férias com a minha família e voltar para colaborar com a transição no Ministério da Justiça e Segurança Pública. União e eeconstrução”, escreveu.

Lula contou que conheceu Lewandowski com 28 anos de idade, quando este trabalhava na prefeitura de São Bernardo do Campo. “E tive a honra de ser o presidente da República que indicou o nome dele para o Senado [para ser ministro do STF], ele foi aprovado de forma extraordinária, com muitos elogios por muita gente do Senado de direita, de esquerda, de centro. O mesmo aconteceu com o Flávio Dino”, lembrou.

Após indicação do presidente, o nome é sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e precisa ser aprovado pelo colegiado e pelo plenário da Casa.

Político no STF

Para Lula, a aprovação de Dino realiza um sonho seu, de que a Suprema Corte deveria ter um ministro “com a cabeça política, que tivesse vivenciado a política”. “Não que o que está lá não tenha, mas ninguém que está lá tem a experiência política que tem o Flávio Dino, a experiência de deputado, a experiência de perder eleição, de ganhar eleição, de ser deputado federal, depois ser eleito governador duas vezes, de senador. Essa é uma experiência que nós não temos nenhuma prática”, destacou.

O mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, herdará acervo de 344 processos ao assumir o cargo. Entre os processos que receberá estão apurações sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente.

Carreira

Lewandowski deixou o cargo de ministro do STF em 11 de abril de 2023, após ter antecipado em um mês sua aposentadoria. Ele completou 75 anos em 11 de maio passado, data em que seria aposentado compulsoriamente.

Indicado à Suprema Corte em 2006 pelo próprio Lula, sua passagem ficou marcada pelo chamado garantismo, corrente que tende a dar maior peso aos direitos e garantias dos réus em processos. Presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2014 e 2016, quando conduziu o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Ele foi também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012. No cargo, esteve à frente da aplicação da Lei da Ficha Limpa, que havia sido aprovada em 2010.

Com a saída do Supremo, Lewandowski voltou a advogar e focar na carreira acadêmica. Nascido no Rio de Janeiro, o ex-ministro é formado pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual se tornou mestre e doutor e na qual leciona desde 1978.

Para o lugar de Lewandowski, Lula indicou o advogado Cristiano Zanin.

Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro vai realizar primeiro esquenta do Carnaval 2024 e Concurso da Corte da folia neste sábado (13)

A Prefeitura de Juazeiro vai realizar o primeiro esquenta do ‘Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos’, com as bandas Caldeirão do Leva e Pagodança. O esquenta vai ser realizado neste sábado (13), na Orla II, às 18h, junto ao Concurso para a escolha da Corte do Carnaval.
“Juazeiro já vive o clima do carnaval. Por isso, vamos realizar o primeiro esquenta da folia neste sábado, ao lado de grandes parceiros, junto ao concurso que vai escolher a Rainha, as duas Princesas e o Rei Momo da folia. Vamos realizar um carnaval inclusivo e democrático, com grandes atrações do carnaval da Bahia”, disse a prefeita, Suzana Ramos.
Concurso para a escolha da Corte do Carnaval
10 candidatas a Rainha e 5 candidatos a Rei Momo estão na disputa. Os candidatos se apresentarão aos jurados, que irão analisar e escolher os membros da Corte Real do Carnaval de Juazeiro 2024. O Rei Momo e a Rainha eleitos receberão, cada um, a premiação de R$ 5 mil, a primeira princesa, R$ 3 mil e a segunda princesa, R$ 2 mil. As Princesas do Carnaval serão escolhidas com base na pontuação e classificação em 2ª e 3ª colocação do concurso.
O Carnaval de Todos
A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças abrangerá a Orla II da cidade. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras, que prometem animar os dias de festa de momo.
Dica para a folia
Devido às altas temperaturas, a gestão municipal orienta a população a se hidratar durante a folia – a ideia é aumentar em um terço a quantidade ingerida diariamente.
Feriado do Carnaval de Juazeiro
A Prefeitura de Juazeiro decretou que na segunda-feira, 29 de janeiro, será feriado relativo ao Carnaval antecipado 2024, com base na Lei Municipal nº 2.516, de 30 de dezembro de 2014.

“Qual o melhor tipo de parto?” Profissionais do Hospital Dom Malan em Petrolina orientam parturientes em palestras

Profissionais do serviço social, enfermagem e psicologia do Hospital Dom Malan (HDM Ismep) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão realizando palestras de orientação às mulheres em trabalho de parto que chegam à unidade. Ainda na sala de triagem, a equipe realizou nesta quarta-feira (10), uma roda de conversa com as mulheres que estavam dando entrada na obstetrícia.

O objetivo é tirar dúvidas sobre partos. “São muitas as dúvidas, como por exemplo: ‘eu tive dois partos cesáreas, esse agora tem que ser também? ’, ‘qual o melhor tipo de parto? ’, ‘quais as vantagens e desvantagens do parto cesáreo e normal’, ‘eu tive dois partos cesáreas, esse agora tem de ser? ’, ‘qual o melhor tipo de parto? ’, ‘quais as vantagens e desvantagens do parto cesáreo e normal? ’. Esses são os principais questionamentos das mulheres que chegam aqui para terem seus bebês, ” relatou o enfermeiro HDM Ismep, Jardel Fernandes Barbosa.

A equipe de profissionais da triagem obstétrica explicou a diferença entre o parto normal e cesáreo. Foi um momento de curiosidade e muita atenção. Também foram repassadas orientações sobre o fluxo deste serviço no HDM Ismep. O Hospital Dom Malan é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – ISMEP e atende pacientes de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia).

Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP 

‘Nego D’água o Filme’ chega à nova fase de gravações em Juazeiro e Petrolina; Atriz global Luci Pereira também participa das filmagens e projeto literário

Segredos, lendas e mistérios sempre rondaram as águas do Rio São Francisco. Entre estes, uma figura curiosa nunca saiu da memória dos ribeirinhos e turistas: Nego D’Água.

Dividido entre as belezas do Sertão e uma história inédita, o cinema nacional se apresenta à “Nego D’Água, o filme”, que terá o Teaser gravado a partir do dia 15 de Janeiro.

Entre o elenco, a produção recebe a artista da TV Globo Luci Pereira, que vive a fatídica personagem “Maria Doida” e Romero Mateus, ator, jornalista e cantor soteropolitano que dará vida ao “Nego D’Água”, figura central da trama.

Além do longa, a fase de gravações se une ao projeto *“Conta uma história pra mim”*, que incentiva a leitura e cultura nas escolas da cidade. A primeira contagem será na Fundação Lar Feliz, dia 15/01 às 10h da manhã.

Um documentário com depoimentos e relatos de pessoas que destacam a cultura popular de Juazeiro-Ba também está sendo produzido, com incentivo e contemplação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), de fomento à produção através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).

O longa-metragem, que também está em produção, é criado e dirigido por Flávio Henrique Fonseca com direção geral do consagrado cineasta Roque Araújo, produzido também pela Macambira Entretenimento, com direção de arte e imagens por Luciano Peixinho (Sertão Mídia).

Sinopse:
A trama conta a história de Marta, uma menina romântica ribeirinha que nasce em um bairro de Juazeiro e vive uma história de Amor, mistérios, lendas e medos. Marta é uma pessoa que vive entre moradores e pescadores no Angari, uma comunidade rica de crendices, folclores e superstições.

Banco de Alimentos de Juazeiro cresce quase 40% em arrecadações em 2023 e aumenta a oferta de comida para mais instituições

O Banco de Alimentos de Juazeiro, da Prefeitura de Juazeiro, bateu recorde de arrecadações em 2023. No último ano, o programa arrecadou mais de 200 toneladas de alimentos. Em comparação ao ano anterior, 2022, o aumento significativo foi de quase 40%, equivalente a mais de 54 toneladas de alimentos. Quando comparado com o total de 2021, foram 104 mil quilos de frutas, verduras, legumes e cereais que chegaram a mais na mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Essa tendência de aumento nas doações do programa, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, é fruto do esforço conjunto da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap).

Segundo o secretário da Adeap, Vinicius Alves, o Banco de Alimentos é uma política pública extremamente propositiva que, através do apoio de parceiros e da sociedade civil organizada, tem alcançado muitas famílias. “A gestão Suzana Ramos tem esse cuidado especial com a população mais vulnerável. Além disso, estamos cumprindo nosso propósito de avançarmos economicamente como cidade, mas também de avançarmos em sustentabilidade e em ações sociais que impactam na melhoria de vida das pessoas”, disse Vinicius Alves.

Semanalmente, são atendidas 24 entidades sociais e instituições de acolhimento pelo Banco de Alimentos de Juazeiro. Já a média de famílias atendidas por semana gira em torno de 2 mil, ou seja, aproximadamente 7.384 mil pessoas beneficiadas semanalmente com alimentos saudáveis.

Além do recorde de arrecadações, a ação também tem aumentado o número de entidades beneficiadas. Para o gestor da AMA, Daniel Mota, é mais um índice de sucesso da iniciativa. “Já começamos 2024 acrescentando mais duas entidades na nossa lista de beneficiados. Agradeço a todos os permissionários pelas doações e o esforço de nossas equipes para o sucesso do Banco de Alimentos”, falou o gestor.

Texto: Lucas Matheus- Ascom AMA/Adeap PMJ

Jovem é assassinado a tiros no bairro Alto do Cocar em Petrolina (PE)

Nesta noite de quarta-feira (10/01), ocorreu um homicídio no bairro Altodo Cocar em Petrolina, Sertão pernambucano. A vítima um jovem de 22 anos de nome Thiago Helder de Souza Sobral.

Segundo informações, o jovem teria encostado sua moto em frente a uma casa onde aguardava uma pessoa. A vítima estava com a sua companheira no momento em que foi executado a tiros. Thiago não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

A Polícia Militar se dirigiu ao local e isolou a área até a chegada da equipe do IC – Instituto de Criminalística. Após o trabalho da Polícia Científica ser concluído, o Instituto Médico Legal fez a remoção do corpo para unidade.

A Polícia Civil deu início as investigações.

Cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro desta quinta-feira, 11 de janeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta quinta-feira (11). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos, a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar o saco com 50 kg de batatinha a R$280,00. O saco com 20kg da cenoura está no valor de R$100,00. O litro do feijão verde  está custando R$ 12,00.

A cotação segue anexo em PDF logo abaixo.

Eleições municipais 2024: o eleitor tem até 7 de maio para regularizar seu título para poder votar

Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas.

Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF.

Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico.

No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.

Prazo de inscrição de Concurso de Fantasias Carnavalescas do 24º Baile Municipal de Petrolina termina neste sábado 

Os artistas e foliões que ainda não realizaram a inscrição para o Concurso de Fantasias Carnavalescas do 24º Baile Municipal de Petrolina, tem até o próximo sábado (13) para inscreverem suas fantasias e participarem do evento pré-carnavalesco do município. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente, pela internet, via e-mail concursodefantasias.petrolina@gmail.com, conforme edital disponível no site da Prefeitura Municipal no endereço: https://petrolina.pe.gov.br/.

Este ano o evento terá premiação total de R$ 45.300,00 e irá premiar as três primeiras colocadas nas categorias Luxo, Originalidade, Arranjo de Cabeça e Infantil Fantasia de Papel. O Concurso será realizado no dia 26 de janeiro, a partir das 19h, na Praça 21 de Setembro. No dia 27, as fantasias vencedoras participarão de um desfile especial durante o 24º Baile Municipal, que acontece no Iate Clube. Uma das grandes novidades do Concurso, é a inclusão da categoria Infantil Fantasia de Papel, para crianças de até 10 anos de idade desfilarem.

Confira premiação por categoria: 

Categoria Luxo

1º Lugar: R$ 8.400,00

2º Lugar: R$ 6.400,00

3º Lugar: 4.400,00

 

Categoria Originalidade 

1º Lugar: R$ 6.300,00

2º Lugar: R$ 4.300,00

3º Lugar: R$ 3.300,00

 

Categoria Arranjo de Cabeça 

1º Lugar: R$ 3.300,00

2º Lugar: R$ 2.300,00

3º Lugar: R$ 1.300,00

 

Categoria Infantil Fantasia de Papel 

1º Lugar: R$ 2.500,00

2º Lugar: R$ 1.800,00

3º Lugar: R$ 1.000,00