Em Petrolina, 20% das meninas tomaram 2ª dose contra o HPV

Público-alvo da cidade é de 8.544 mil jovens.
Vacinas são fornecidas gratuitamente em 43 postos de saúde do município.

Em Petrolina, no Sertão pernambucano, 1.758 mil meninas tomaram a 2ª dose da vacina contra o HPV, doença que pode provocar câncer do útero.Este número equivale a 20% das 8.544 mil que foram imunizadas com a primeira dose.

A segunda dose da vacina contra o vírus HPV está disponível nas unidades de saúde desde o início do mês de setembro. Mas, segundo a coordenadora do Programa  Nacional de Imunização (PNI) em Petrolina, Jeane Moraes, a procura está baixa. “Aconteceu no país alguns casos de meninas que tomaram a primeira dose tiveram alguma reação grave em relação à vacina. Foram casos esporádicos, mas em Petrolina não tivemos nenhum caso grave e não tem porque as meninas terem medo de tomar a segunda dose”, justifica a coordenadora.

A vacina tem que ser tomada em três etapas. A segunda deve que ser aplicada seis meses após a primeira e a última, que é o reforço, cinco anos depois a data da primeira vacinação.

O HPV é o terceiro tipo da doença que mais mata mulheres no Brasil. Os sintomas só aparecem quando ela já está em estágio avançado. “Esse é um dos grandes problemas do HPV, porque ele não ‘fala’, não há sintomas. A mulher não sente nenhum problema. Então é através do preventivo que ela vai descobrir se ela tem uma mancha, uma alteração epitelial que denota a presença de um possível HPV”, explica o ginecologista Antônio Ribeiro.

Devem estar imunizadas as meninas com idades entre 11 e 13 anos, mesmo quem não tomou a primeira dose, pode procurar um dos 43 postos de saúde. A vacina entrou no Calendário Nacional de Imunização desde o dia 10 de março deste ano. As unidades da Zona Rural do município funcionam de 7h às 14h. Na Zona Urbana, os postos ficam abertos à população de 8h às 17h.

 

(Fonte):G1