Prefeito Julio Lossio defende maior número de estudantes da região na Univasf

jjj

Priorizar o ingresso de estudantes, da região do Semiárido, na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf. Este foi o objetivo de uma reunião entre o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e o reitor da instituição de ensino, Prof. Dr. Julianeli Tolentino. O encontro aconteceu nesta terça-feira (17).

O prefeito Julio Lossio argumentou que a inclusão regional é uma realidade em outras instituições brasileiras, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco, que defende a interiorização do ensino superior, ofertando um bônus de 10%, na nota final do ENEM, como argumento de inclusão regional, para estudantes oriundos de regiões que circundam a Universidade nos Campus do Agestre e Vitória de Santo Antão. São beneficiados alunos que tenham cursado ensino fundamental e médio, presencialmente, em escolas de localidades definidas em edital. Outro exemplo citado pelo prefeito, foi o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que se utiliza dos mesmos moldes praticados pela UFPE, porém, destinando 20% de bônus para os estudantes.

Defendendo uma política protecionista para a região, o prefeito entende que a adoção da medida poderia diminuir a evasão de jovens da cidade. “A gente recebe diariamente uma demanda muito grande da população que pede que os estudantes daqui possam ser priorizados no ingresso na Univasf, especialmente pra diminuir a quantidade de jovens que deixam a cidade porque não conseguem ingressar na nossa Universidade”, argumentou o prefeito.

Durante a reunião, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, se mostrou favorável ao pleito apresentado pelo prefeito. O reitor acredita que até o final deste semestre já devem ter sido esgotadas as discussões sobre o tema, quando poderá ser apresentada uma proposta. “Vamos discutir, junto ao Conselho Universitário, uma forma viável de tornar isto uma realidade. Essa medida vai impactar na presença de mais estudantes das cidades que a Univasf possui Campus, dentro das salas de aula”, assegurou o reitor.