Bafômetro antes dos exames práticos do Detran-PE

Bafometro

O teste valerá para todos os exames práticos, seja de primeira habilitação ou mudança de categoria.

Não são apenas as bicicletas que são novidade nos exames práticos do Detran-PE. Também a partir de 1º de julho os candidatos que forem realizar testes práticos para tirar a habilitação terão que se submeter ao teste de bafômetro antes de assumir o volante. Uma portaria será baixada pela presidência do órgão de trânsito para definir as regras e punições aqueles que se recusarem.

O teste valerá para todos os exames práticos, seja de primeira habilitação ou mudança de categoria. Serão usados bafômetros fabricados ainda nos primeiros anos da Lei Seca, quando a concentração de álcool permitida era de até 0,5 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões. Hoje, devido a um maior rigor na Lei Seca, essa concentração é de até 0,2 miligramas. Quem exceder o limite de 0,5 miligramas não poderá fazer o teste prático. O candidato será convidado a ir embora e remarcar um novo exame, sem qualquer custo.

Veja como são os testes práticos com as bicicletas:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZbCS6iTDY70]

Já aqueles que se recusarem a assoprar o bafômetro não farão o exame prático e ainda terão que remarcar o teste com todos os custos previstos. “O candidato poderá se negar, é um direito dele, como no teste do etilômetro na Operação Lei Seca. Mas será punido porque se pressupõe que bebeu antes de ir fazer o teste”, explica o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro. A decisão de começar a submeter os candidatos ao bafômetro surgiu por precaução. “Não sabemos se as pessoas vêm para o teste depois de consumir álcool. Às vezes, o candidato bebe na noite anterior e tem um teste marcado para a manhã do dia seguinte. É uma forma de conscientizar os condutores. Tanto os novos como os experientes, que vêm trocar de categoria”, explica Ribeiro.