Com fim da greve em PE, professores retornam aulas na terça-feira (9)

img_3062

Fim da greve foi decidida em assembleia da categoria na segunda-feira (8).
Docentes terão reajuste de 7% e para os demais trabalhadores, 6%.

A segunda paralisação dos profissionais em educação da rede estadual de Pernambuco foi encerrada após 10 dias nesta segunda-feira (8) em uma assembleia que reuniu a categoria na capital Recife. No Sertão pernambucano, às 9h o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) realiza uma reunião em Petrolina com os trabalhadores que estavam no movimento para informar sobre as decisões e conquistas da greve.

De acordo com o coordenador do Sintepe, Robson do Nascimento, não houve muito avanço na questão financeira, mas a mobilização pode ser vista como positiva. “Da última semana para cá tivemos duas reuniões com o governo e estabelecemos as negociações para a retomada da reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV)”, disse o coordenador do sindicato.

A categoria decidiu encerrar a greve e aceitar o que foi oferecido pelo governo do estado de 7% de reajuste salarial para os professores e 6% para os demais trabalhadores em educação. “Os 13,01% como foi determinado para o Ministério da Educação (MEC), foi colocado pelo governo que não seria possível pela atual situação financeira apresentada pela gestão. Na verdade nenhuma categoria receberá aumento este ano”, disse.

Até o final da semana, outras duas reuniões deverão ser realizadas junto ao governo para discutir as punições anunciadas aos trabalhadores que aderiram ao movimento e a reposição das aulas. Com as duas greves, terão que ser repostos 34 dias. Em Petrolina, 50% dos trabalhadores tinham aderido ao movimento.

 

(Com informações: G1)