Coletivo realiza mutirão de limpeza do casarão da Ilha do Fogo no domingo

Mutirão de limpeza vai acontecer neste domingo (5), a partir das 9h30.
Será feita a limpeza e o reconhecimento do espaço para ações artísticas.

Casarão da Ilha do Fogo (Foto: Guilherme Mota / Arquivo Pessoal)
Casarão da Ilha do Fogo (Foto: Guilherme Mota / Arquivo Pessoal)

 

Um mutirão de limpeza do casarão da Ilha do Fogo vai acontecer a partir das 9h30 neste domingo (5) no balneário, localizado entre a cidade pernambucana de Petrolina e Juazeiro, na Bahia. A ação é organizada pelo ‘Coletivo Amigos da Ilha’ que pretende além da limpeza, fazer a ocupação cultural do espaço e definir as novas ações do movimento em prol de melhorias da estrutura da Ilha.

De acordo com um dos membros do Coletivo Amigos da Ilha, Guilherme Mota, a ideia do mutirão surgiu na última reunião realizada no dia 1º de julho em Juazeiro, Bahia. “A expectativa é receber a ajuda em média de 60 pessoas. Neste primeiro momento, faremos a limpeza do casarão e o reconhecimento do espaço para saber como usá-lo e ainda vamos fazer os encaminhamentos das ações da próxima semana, porque temos a intenção de promover intervenções artistas”, explica.

Estrutura do casarão da Ilha do Fogo está destruída (Foto: Guilherme Mota / Arquivo Pessoal)Em relação a desocupação do exército, o coletivo avaliou a saída do comando como positiva, mas existe uma preocupação quanto ao destino da Ilha com a administração da Prefeitura de Petrolina. “Estamos receosos, porque queremos que Prefeitura de Petrolina execute o projeto desevolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o Coletivo Amigos da Ilha, a Colônia de Pescadores do Vale do São Francisco, Instituto Federal Pernambucano (IF Sertão-PE), Colegiado de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e representantes das prefeituras de Petrolina e Juazeiro”, esclarece Mota.

O projeto foi desenvolvido durante seis meses e prevê no casarão, a implantação do ‘Museu do Ribeirinho’. Além de quiosques na área superior da ilha, com a comercialização de pescado e produtos pela Colônia de Pescadores do Vale do São Francisco. O estudo engloba ainda uma academia das cidades com equipamentos de ginástica apropriados para a prática de exercícios, rampas de acesso e uma feira de artesanato no lado leste do balneário.

Para quem deseja participar das ações do Coletivo Amigos da Ilha, basta acessar a página online em uma rede social. Para participar do mutirão é preciso levar produtos e utensílios de limpeza.

 

(Fonte):G1