Prefeitura de Petrolina aguarda autorização da União para administrar a Ilha do Fogo

img-20150623-wa0007_1Termo foi assinado na sexta-feira (03) pelo Prefeito Julio Lossio.
Guarda Municipal de Petrolina está responsável pela segurança no local.

O documento oficial que cede temporariamente a Ilha do Fogo para a prefeitura de Petrolina foi assinado na sexta-feira (03) pelo Prefeito Julio Lossio. O termo de cessão da área localizada entre as cidades de Petrolina, no Sertão pernambucano, e Juazeiro -BA precisa ser assinado ainda pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

A Ilha que pertence à União e passou três anos ocupada pelos militares do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI MTZ), que saíram da área no dia 23 de junho deste ano. Desde então, o municipio espera o posicionamento oficial para administrar o local. “O documento foi assinado pelo prefeito e agora estamos esperando apenas o retorno, assinado também pelo SPU para que possamos iniciar os trabalhos de reestruturação da Ilha”, informou o secretário de Turismo, Iuric Pires.

Mesmo sem o retorno do documento, a Guarda Municipal já está realizando a segurança na Ilha. O monitoramento começou no sábado (4) e conta com 12 guardas e 3 viaturas. “Os guardas se revezarão para manter a área sempre monitorada. Teremos ainda um trailler de policiamento fixo no local para coibir o consumo de drogas e outras atitudes irregulares”, explicou o secretário executivo de Ordem Pública, Jenivaldo dos Santos.

No primeiro fim de semana de monitoramento, foi realizada a operação ‘Ilha Segura’. Durante as abordagens, a Guarda apreendeu quatro armas brancas (facas grandes) e deteve uma pessoa com 15 papelotes de maconha. “Nosso objetivo é garantir que a Ilha seja um local de diversão para a população. Vamos focar nessa questão do tráfico e consumo de drogas para que o local seja realmente do povo”, declarou Jenivaldo.

Na quarta-feira (8) será realizada uma reunião entre as prefeituras de Juazeiro e Petrolina, a Associação de Pescadores, o Coletivo Amigos da Ilha e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para discutir projetos de estruturação do local.

 

(Fonte): G1