PMs de Pernambuco encerram curso de formação em clima de medo

PMSPE

Formatura dos concursados é realizada no mesmo dia em que será sepultado o 18º policial morto só este ano em Pernambuco

Um total de 1.117 soldados da Polícia Militar encerram, nesta segunda-feira (31), o curso de formação. A solenidade aconteceu nesta manhã, no Quartel do Derby, com a presença do governador do estado, Paulo Câmara.

A formatura dos PMs concursados é realizada no mesmo dia em que será sepultado o 18º policial morto só este ano em Pernambuco. Menos de 24 horas depois do assalto que resultou no falecimento da policial civil Tatiane Ribeiro de Melo, o cabo Adriano Batista da Silva, 41 anos, foi assassinado pelo soldado Flávio Oliveira da Silva, 32, no interior da viatura, às margens do Açude de Apipucos. A PM decretou luto oficial por três dias.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos, aponta os risco aos quais a categoria é exposta. Segundo ele, a pressão por resultados no programa Pacto pel Vida obriga os comandantes a colocarem nas ruas os militares doentes, como o que cometeu o crime. De acordo com Albérissson, o soldado apresentava problemas mentais e dependência química.

O presidente da associação teme que novos episódios ocorram. A categoria também se queixa de defasagem salarial e pede 8,7% de reajuste referente às perdas da inflação. Atualmente, um soldado recebe por mês R$ 3 mil brutos, para escalas de 12 por 36 horas ou 24 por 72 horas.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //

(Fonte):diariodepernambuco