Autoescolas terão monitoramento com câmeras em Pernambuco

monitoramento com cmeras em autoescolas pernambucanas_foto_paulo maciel 19

O Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Sebastião Marinho, abriu hoje (23), o treinamento sobre “Telemetria”, câmeras para monitorar alunos e instrutores dos Centros de Formação de Condutores – CFC’s. Participaram do treinamento 150 proprietários e atendentes de autoescolas do Recife e Região Metropolitana – RMR, quando tomaram conhecimento de como funcionam os equipamentos.

Segundo Marinho, que na ocasião representou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a ação que vem sendo desenvolvida em parceira com o DETRAN, vai propiciar uma melhor formação dos candidatos a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, tendo como foco a formação de bons condutores com conhecimento da legislação de trânsito.

Ele lembrou ainda que, uma câmera ficará na recepção do CFC para verificar se, após a leitura da impressão digital, o aluno participará da aula. Já a outra será instalada dentro da sala de monitoramento do órgão de trânsito para contagem automática dos alunos. As imagens ficaram guardadas por 5 anos.

O Presidente do Sindicato dos CFC’s  – SINDCFC-PE, Igor Valença, disse que atualmente, os candidatos têm que fazer 45 horas/aulas teóricas, abordando assuntos como a legislação de trânsito e mecânica. “Mas muitas autoescolas nem aula davam. Com isso, queremos inibir isso e fazer com que esses CFCs façam tudo corretamente”, afirma Ygor Valença.

Nas aulas práticas, o aluno terá que se aproximar da câmera que estará acoplada ao vidro dianteiro do carro. Reconhecido, será registrado todo o trajeto pelo Google Maps, de paradas, da velocidade em cada trecho e até de freadas bruscas. Com isso, os alunos serão obrigados a cumprir toda carga horária.

A empresa paraibana Vsoft é responsável pela tecnologia. Cada conjunto de câmeras custou uma média de R$ 1,2 mil, valor pago pelos CFCs. Os recursos são os mesmos que são usados nas autoescolas da Paraíba. A exigência é da Portaria 238 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js //