Petrolina na X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente

12186552_1685023878402146_1981673346425684652_o

A Secretaria Executiva de Proteção Especial, pasta vinculada à Secretaria de Cidadania, está representando a Prefeitura de Petrolina, na X Conferencia Estadual da Criança e do Adolescente, que é realizada nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Convenções de Olinda como o tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O município ainda conta com a participação de 11 delegados eleitos na VIII Conferencia Municipal de Criança e do Adolescente, que ocorreu no dia 20 de maio de 2015 em Petrolina.

Com o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, a Conferência tem como base cinco eixos: Promoção dos direitos de Crianças e adolescentes; a proteção e defesa dos direitos; o protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Para Rozinete Coelho, Secretária executiva de Proteção Especial e Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), a importância da Conferência consiste em que qualquer política pública só pode ser pensada, se a sociedade for escutada, ou seja, o que é relatado na Conferência deve ser escutado pelo governo, se quiser de fato implementar a política pública no Brasil.

“ Estar participando de um evento com essa magnitude, nos faz entender a importância da política pública como um todo que só pode ser pensada com a escuta soberana da sociedade! Vou ser ousada e falar como falaria a Secretária de Cidadania, Célia Regina, que me ensinou que: “ É preciso que o governo escute e avalie o que a sociedade pede,só assim implementaremos a política pública no Brasil ”, e ela tem toda razão! precisamos ir mais além na luta dos direitos da crianças e adolescentes” disse .

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão previstas a elaboração e apresentação de propostas a serem enviadas ao Conselho Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e eleição de delegados para a Conferência Nacional.

 

Assessoria de Cidadania /ASCOM

PMP728x84