Prefeito abre Fórum do G20 Semiárido e destaca potencialidades da região

12032981_973987402659552_543835350809375252_n

Presidindo a mesa de honra na abertura do Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, G20 Semiárido, realizado nesta quinta-feira (22), no auditório do Senai, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, discursou para uma plateia composta por gestores municipais, das cidades que compõem o grupo, autoridades políticas e representantes de organizações federais e estaduais, além de um público ávido para ter mais informações sobre o Grupo e acompanhar a palestra da conferencista Tânia Barcelar. 

Lossio explanou as motivações que o impulsionaram a criar o G20, destacando que a proposta do Grupo é discutir o semiárido no semiárido, para o semiárido, ressaltando que os organismos, instituídos para criar e desenvolver políticas públicas e ações para cuidar da seca e de outras questões que têm impacto na região, estão em centros que não convivem diretamente com a realidade do semiárido. “Ninguém pensa o semiárido sem senti-lo, por isto vamos enviar para presidência uma carta provocando que as sedes de instituições que cuidam do semiárido, estejam na região”, destacou o gestor municipal. 

Também comemorando a posição de Petrolina e da cidade vizinha baiana, Juazeiro, que despontam no Brasil como cidades que mais empregam, Julio Lossio ressaltou a necessidade de que as discussões do G20 Semiárido girem em torno das agendas positivas e das potencialidades das cidades que formam o Grupo. “A gente quer falar dos direitos positivos, falar da irrigação de Petrolina, quer pegar esses cases de sucesso e replicá-los em todos os lugares semiárido. Ainda somos muito desigualdades, queremos diminuir essas desigualdades com mais ciência, mais tecnologia e mais força de trabalho”, destacou Lossio. 


Texto: Thirza Santos 
Fotos: Gilson Pereira 

PMP728x84