Inaugurado a nova sede do Instituto de Criminalística em Petrolina, PE

AGORA INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA DE PETROLINA POSSUI MODERNO COMPARADOR BALÍSTICO

Com as novas instalações, perícias que antes eram realizadas no Recife, capital pernambucana, agora serão feitas em Petrolina, garantindo maior agilidade na conclusão dos resultados periciais.

Esse equipamento aumentará número de laudos em projéteis encontrados em locais de crime.
O Instituto de Criminalística de Petrolina já dispõe com mais uma arma na elucidação de crimes, é que foi instalado em laboratório próprio um micro comparador balístico. O equipamento, avaliado em mais de 700 mil reais, vai acelerar a realização de exames em armas, cápsulas e projeteis encontrados e recolhidos em locais de delitos.

Equipado com computador, microscópio, câmera e impressora a laser, o novo equipamento repassado ao Estado pelo Ministério da Justiça do Governo anterior, faz parte do processo de modernização do Instituto de Criminalística de Petrolina. 

Para o Gestor do IC Petrolina, Perito Criminal Ivan Câmara de Andrade, o novo aparelho de Balística Forense,  possui uma qualidade óptica e mecânica superior ao já existente no IC Recife. O aparelho também fornece controle manual dos decks, ponte de comparação e sistema de iluminação, oferecendo maior flexibilidade e conforto para o usuário.

A forma de funcionamento é igual ao antigo, mais por possuir novos recursos, como maior qualidade de imagem, iluminação, resolução e transporte de imagem para o computador, o novo micro comparador balístico oferece alta precisão para a comparação de projéteis de armas de fogo”.

Durante o exame de balística, o perito compara os projéteis coletados na cena do crime com o projétil padrão retirado de uma arma suspeita. Isso é possível porque quando é feito um disparo, o cano da arma de fogo possui raias para dar uma maior estabilidade ao projétil, ao mesmo tempo em que provoca ranhuras no projétil que funcionam como uma impressão digital, o que permite ao perito afirmar de que arma foi feito o disparo, garantiu Ivan Câmara.

Agora com este aparelho e como novos profissionais que serão contratados  iremos aumentar a nossa produtividade e não mais iremos depender dois exames no IC Recife onde a demanda é muito grande. Vale destacar que esse aparelho é muito  importante, mas, o laudo final é produzido totalmente pelo perito, que manuseando o micro comparador analisa as imagens de forma criteriosa para não cometer erros” . Como se diz:  “O dever de um perito é dizer a verdade; no entanto, para isso é necessário: primeiro saber encontrá-la e, depois querer dizê-la. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral.”

A nova sede funciona dentro das dependências do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), na Avenida Cardosó de Sá, Zona Leste da cidade. O prédio conta com cinco salas, entre laboratório físico, químico e biológico, sala de informática forense e laboratório de balística.