Projeto ocupa espaços culturais de Petrolina com o hábito saudável da leitura

Depois da criação de uma biblioteca volante – o ‘Fuscateca’ – e de arrecadar e distribuir livros entre comunidades carentes, o mais novo projeto dos clubes ‘Leia’ e ‘Leia Mais’ vai ocupar literariamente e literalmente alguns espaços culturais de Petrolina – PE.
A proposta teve início na manhã do último sábado (5), em meio ao verde e à sombra das árvores do parque Josepha Coelho. Os sócios, alunos do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental (Leia) e do 9º Ano a 3ª série do Ensino Médio (Leia Mais) do Plenus Colégio e Curso, realizaram a reunião mensal dos clubes com uma verdadeira roda de leitura.
A ideia, segundo o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, é oxigenar o saudável hábito da leitura com encontros em lugares com referências culturais marcantes. “Nossas reuniões até então aconteciam somente na Biblioteca da escola. Com este projeto vamos despertar também o sentimento de pertencimento dos alunos a partir do contato mais próximo com as raízes e as referências de espaços, a exemplo da Biblioteca Cid Carvalho, Lula Cardoso Ayres e a galeria Ana das Carrancas”.
Para Nicole Albuquerque, de 15 anos, que estuda o 1º Ano e faz parte do clube desde janeiro último, a iniciativa já está aprovada. Garantindo estar muito confortável e à vontade em meio à paisagem do parque, ela falou do livro ‘O Teorema Katharine’, de Jonh Green, que acabou de ler. Ao seu lado, outro sócio, Kelvin Mascarenhas, também da mesma idade e do mesmo ano, relatou suas impressões da obra ‘Diário de Anne Frank’.
Após a narrativa de cada um dos sócios, o grupo avalia as obras e trocando ideias recomenda aos colegas as próximas leituras de cada um. “Eles gostam mais dos gêneros literários épico, lírico e dramático e essas rodas de leitura e troca de livros funcionam como gatilhos motivadores”, pontuou.
Nascimento lembrou ainda que em cada encontro os alunos acumulam cinco pontos e que ao final do projeto serão convertidos em um Vale-Livro, que poderá ser descontado em livraria e sebos de Petrolina e Juazeiro. Estes pontos também poderão se transformar em notas nas disciplinas de Redação, Português e Literatura.

De acordo com a diretora pedagógica do colégio, Sílvia Santos, os clubes de leitura foram criados pela professora Simone Ramos (in memorian) em 2009 com 20 sócios e uma vontade enorme de crescer. “Hoje contamos com mais de 100 integrantes distribuídos no Viva Leitura (Plenus Junior- Educação Infantil), Leia (alunos do 6º ao 8º ano) e Leia Mais (do 9º ano a 3º Ano)”, concluiu Silvia Santos.
Por: Carlos Laerte