PV decide não ter candidato à Presidência e recebe convite de Marina

Partido Verde (PV) decidiu em convenção neste sábado (28) não ter candidato à Presidência da República, informou o presidente do partido, José Luiz Penna.

Segundo ele, a Executiva Nacional da legenda ainda avaliará se indica um nome para ser candidato a vice-presidente na chapa com a pré-candidata da Rede, Marina Silva.

“Nós resolvemos não ter candidato à Presidência da República e temos a Executiva Nacional para defender e ouvir as outras movimentações que possam acontecer”, afirmou Penna.

A convenção do PV aconteceu em Brasília, numa reunião fechada à imprensa. Após anunciar a decisão da legenda de não ter candidato, Penna declarou ter recebido convite da Rede para indicar o vice de Marina Silva.

“A nossa decisão hoje é de não ter candidato. Durante o processo, a Rede ofereceu ao Partido Verde a vice na chapa da Marina. Nós vamos observar até o dia 5 esses fatos novos todos”, acrescentou o presidente do PV.

Procurada, a Rede confirmou haver conversas com o PV sobre uma possível aliança. A convenção nacional do partido está marcada para 4 de agosto.

Nomes para indicar

Em entrevista após a convenção, José Luiz Penna disse não ter discutido nomes para uma eventual chapa com Marina Silva.

Presente à convenção, o porta-voz da Rede, Pedro Ivo, defendeu que os dois partidos formem uma aliança na eleição deste ano. Ex-senadora, Marina concorreu à Presidência em 2010 pelo PV e em 2014 pelo PSB.

Veto a Bolsonaro
Ainda de acordo com Penna, o PV liberou o apoio nos estados a candidatos de todos os partidos, exceto a Jair Bolsonaro.

O presidente disse ter sido aprovado na convenção um veto “total” ao candidato do PSL.

“Nós estamos para Bolsonaro como o vampiro está para o alho. É um retrocesso muito grande, as propostas são incompatíveis com qualquer sonho de futuro”, afirmou.

Alianças nos estados
No encontro, parte dos filiados ao PV avaliou a possibilidade de o partido ficar neutro na disputa presidencial. O que, na opinião deles, facilitaria a formação de alianças e coligações nos estados.

Segundo Penna, o foco do PV neste ano é a eleição de deputados federais. Isso porque, atualmente, a bancada da legenda no Congresso é formada por quatro deputados e um senador. A expectativa dos dirigentes do PV é eleger ao menos 12 parlamentares.

Ainda de acordo com o presidente do PV, a sigla tem uma “estratégia de sobrevivência” porque, desde o ano passado, a Constituição passou a prever uma cláusula de desempenho dos partidos.

Convenções nacionais
Além do PV, cerca de outros dez partidos também já fizeram as convenções nacionais.

O PDT, por exemplo, confirmou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência; o PSOL oficializou a candidatura de Guilherme Boulos ao Planalto; o PTB decidiu apoiar Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB; e o PSL já confirmou a candidatura de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto.

Outros partidos ainda farão convenções nas próximas semanas, entre os quais o PT, que lançará o nome de Luiz Inácio Lula da Silva; o PCdoB, que deverá confirmar a candidatura de Manuela D’Ávila; e o Podemos, que deverá lançar o nome de Álvaro Dias.

Por: G1


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});