Antonio Souza aposta no micro e pequeno empresário

O próximo governante do Brasil deverá olhar para os micro e pequenos empresários e se conscientizar que para o país crescer de forma estruturada é preciso investir fortemente nesse setor.
“O micro e pequeno negócio no Brasil movimenta consideravelmente a economia do país, cerca de 27% do PIB brasileiro, conforme dados do SEBRAE. Além de empregarem 52% da população, o que demonstra significativa sua importância”, afirma Antonio Souza.
Mas inúmeros são os desafios destes micro e pequenos empresários. Uma das principais dificuldades enfrentadas por estes portes de empresas é a profissionalização da gestão. Isto é, saber gerir de forma consciente o próprio negócio, seguindo os princípios da administração. Por exemplo, conseguir manter a separação do que é dinheiro do caixa da empresa e o que é dinheiro do proprietário é um dos maiores erros cometidos pelos gestores. Outras dificuldades básicas percebidas estão
ligadas as questões sobre formação de preço, controle e gerenciamento de estoques, operacionalização do fluxo de caixa e planejamento tributário.
Considerando que a maior parte destas empresas nasce de forma não planejada, isto é, começa um pequeno negócio dentro de casa, mas que aos poucos vai conquistando o mercado e por pressão externa esta empresa começa a se formalizar. Só então a partir deste momento os gestores percebem que precisam buscar ajuda para entender o que fazer com um negócio que não se sabe até que ponto é de fato rentável ou não. Esta característica é o que faz muitas vezes estes negócios não superarem a estatística de sobrevivência de mais de 2 anos.
O planejamento não é algo nato do brasileiro, resolver problema sobre demanda é a característica mais comum, isto além de ocupar o tempo com situações pouco relevantes, prejudica a gestão. Pois, não saber aonde vai, não ter a missão, valores e os propósitos da empresa bem definidos faz com que ela caminhe a toda sorte de demanda.
Outra questão importante de se ponderar é a limitação de recursos financeiros que este perfil de empresa apresenta. Buscar ajuda e consultoria geralmente é algo que requer certo investimento financeiro. O que no caso destas empresas pode ser um fator limitador. Para quem esta iniciando um pequeno negócio e não consegue separar o que é dinheiro do caixa da empresa e o que é o dinheiro do gestor isso é altamente perigoso. Afinal, como um pequeno proprietário deixará de pagar a prestação da sua casa própria para realocar este recurso para investir na empresa? Pela logística da gestão a prioridade de investimento seria na empresa, pois ela que lhe dará retorno mais adiante. Mas na cabeça deste pequeno gestor é preciso ter a paz e segurança que a sua prestação está em dia para que ele possa desenvolver o seu negócio tranquilamente.
“Então, um dos principais desafios dos micro e pequenos empresários é profissionalizar a sua empresa obedecendo e respeitando os princípios da administração para que o seu negócio cresça de forma estruturada, sendo capaz de proporcionar o tão sonhando melhor padrão de vida sem canibalizar a fonte de renda“, concluiu Antonio.