Bancários promovem atos contra privatizações e o desemprego com possibilidade de greve a partir do dia 20

Cerca de 40 agências bancárias localizadas no Recife e Região Metropolitana aderiram à paralisação de protesto que marcou a participação dos bancários no Dia do Basta – 10 de Agosto. A defesa dos bancos públicos e do emprego deram o tom da mobilização.

As unidades bancárias ficaram fechadas das 10h ao meio-dia. Neste período, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou reuniões com os funcionários, além de ato público em frente à agência Caixa Econômica Federal – Boa Vista.

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, destaca que a mobilização é de âmbito nacional e envolve diversas categorias. “O Dia do Basta é muito maior do que a categoria bancária. Estamos lutando contra às privatizações, o desemprego, à terceirização e à reforma trabalhista que prejudicam a classe trabalhadora. Hoje, todas as categorias estão unidas por um Brasil melhor. Então, estamos trazendo a nossa luta em defesa a Caixa 100% pública, do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que são fundamentais para o desenvolvimento do País”, afirma.

Na oportunidade, os dirigentes esclareceram aos usuários sobre o sistema financeiro e acerca das reivindicações da categoria, que até o momento não foram atendidas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), e a possibilidade de greve a partir do dia 20 de agosto.

Não houve registro de transtornos na espera dos clientes para a abertura das agências. Ao contrário, a população declarou apoio à iniciativa da entidade. “Concordo com tudo o que o Sindicato está falando. Os banqueiros só querem lucrar e não se importam nem com o povo e nem com os bancários. Eles fecham as agências, sem comunicar aos clientes. Com essa violência todos nós estamos arriscando a vida no banco. A luta deles é a nossa também. O Brasil tem que parar tudo”, opina a cliente da Caixa, Ana Lúcia Cavalcanti.

Os delegados sindicais empossados nesta semana colaboraram com a organização dos bancários nos locais de trabalho. “Esse é um basta de todos os trabalhadores contra os desmandos promovidos pelos que estão no poder e acham que esse País é deles. Os bancários também estão denunciando o desmonte do Saúde Caixa, Cassi e Camed, e a ameaça de privatização”, afirma o delegado sindical, Raul Campelo.
Fechando o Dia do Basta, milhares de pessoas, entre elas, o Sindicato dos Bancários de PE, entre outras organizações sindicais, centrais e movimentos sociais se encontraram na Praça da Democracia (Derby) em defesa dos direitos e contra os retrocessos. “Estamos em plena Campanha Nacional e vamos mostrar que a categoria está forte, nas ruas, e não aceita retirada de direitos”, destaca Suzineide Rodrigues.
A secretária-Geral do Sindicato, Sandra Trajano, faz uma avaliação da mobilização dos bancários neste dia, reafirmando o compromisso da entidade na luta em defesa dos direitos da categoria.

“Somos fortes, mas precisamos nos unir ainda mais. O dia foi produtivo, superando as expectativas. É com este empenho e vontade de garantir o que é nosso, que vamos conseguir fazer valer nossos direitos. Continuaremos na trincheira de luta, entrando em greve se necessário, mas não vamos abrir mão do que conquistamos ao longo dos anos de luta”, conclui.

Fonte: SEEC-PE 
Postado por: Brunno Porto