Horário de verão causa confusão: celulares e computadores alteraram automaticamente a hora neste domingo (21)

A partir da meia-noite deste domingo (21) muitos aparelhos celulares, tablets e computadores tiveram a hora adiantada em uma hora por uma confusão no início do horário de verão, que só começa no próximo dia (4) de novembro.

O problema se deve a ajustes pré-programados na configuração automática no celular ou no PC. Um computador com windows desatualizado ou sem está conectado na internet acontece isso. Como é de costume o horário de verão todo ano se incia sempre no terceiro domingo do mês de outubro, “todo dia 21“. Como neste ano o início do horário de verão foi alterado para dia 4 de novembro, houve a alteração automática na data que costumeiramente que se iniciava o novo horário.

Em muitos aparelhos basta desligar e ligar novamente que a configuração volta, mas dependendo da marca é necessário acessar a configuração e alterar o horário manualmente.

Nos celulares com Android, por exemplo, é preciso ir nas Configurações do Aparelho, desligar a atualização automática pela rede e depois ajustar manualmente a hora.

Nos aparelhos da Apple com iOS é preciso ir em Ajustes > Data e Hora, desabilitar a atualização automática e ajustar a hora.

Não se sabe durante quanto tempo vai ser preciso desligar a atualização de hora
automática.

Os computadores ligados na internet não terão nenhum problema se tiverem com ajuste de horário de verão na configuração ajustado automaticamente pela rede.

Fique atento ao horário de verão que começa oficialmente no dia 4 de novembro.

Edição: Nelson Fontes – Divulga Petrolina