Mensagem em vídeo dizendo que Haddad jogou a toalha e que a eleição acabou, é FALSA

Um vídeo em que o candidato à Presidência Fernando Haddad diz que “a eleição acabou, mas a campanha ainda não” tem bombado nas redes sociais. O vídeo vem acompanhado de frases como: “Haddad jogando a toalha afirmando que a eleição acabou, mas precisa de dinheiro para pagar os ajudantes da campanha que ainda estão sem receber. Então aqueles vídeos de apoiadores do PT exigindo receber o dinheiro do dia trabalhado são pura verdade!!!”. As mensagens são #FAKE.

Na verdade esse vídeo foi publicado no fim das eleições municipais de 2016 nas redes sociais de Haddad e foi tirado do contexto como se estivesse sendo divulgado no momento atual em várias redes sociais. A mensagem que acompanha as imagens é totalmente falsa.

No vídeo, Haddad diz que a “campanha foi muito diferente do ponto de vista de financiamento” e que ainda há “profissionais que precisam receber pelo trabalho que fizeram, um trabalho dedicado ao longo da campanha”. Então, ele pede que as pessoas colaborem com doações para “quitar esses compromissos com profissionais e seguir a vida que a vida política não para”.

O vídeo é verdadeiro, mas é possível verificar nas redes sociais de Haddad que ele foi publicado no dia 18 de outubro de 2016, após o primeiro turno das eleições municipais em que o candidato na época à Prefeitura, João Dória, do PDSB, foi eleito com 53,29% dos votos.

O vídeo, portanto, não tem referência com o momento atual em que ele concorre como candidato à Presidência nas eleições deste ano.

A coligação O Brasil Feliz de Novo, que reúne PT, PCdoB e Pros, se manifestou em seu próprio site dizendo que o vídeo de Haddad encerrando a campanha é de 2016:

“Se você recebeu no WhatsApp um vídeo de Fernando Haddad dizendo que ‘a eleição acabou, mas a campanha ainda não’ e pedindo sua contribuição, não acredite. O vídeo se refere à campanha de Haddad para a Prefeitura de São Paulo, em 2016. Seguimos firmes na disputa eleitoral, isolados em segundo lugar em todas as pesquisas, e rumo ao segundo turno, no qual temos grandes chances de vitória”.