Ministro de Minas e Energia visita obras de Usina Solar Flutuante em Sobradinho (BA)

Na manhã desta quarta-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e a diretoria da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), visitaram o canteiro de obras da Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, no reservatório de Sobradinho, na Bahia. A unidade está em teste para operar em dezembro deste ano. Nesta etapa serão investidos R$ 13 milhões. Até o final do projeto devem ser investidos R$ 55 milhões.

O ministro Moreira Franco destacou que projeto é uma tentativa inovadora para estimular a produção de energia limpa e mais barata. “Nos estamos exatamente aqui buscando abrir a mentalidade, a cultura do setor elétrico brasileiro para conviver com a inovação. Não dá pra se repetir os mesmos métodos, ter os mesmos modelos, que têm gerado uma das energias mais caras do mundo. O consumidor brasileiro precisa pagar menos”, destacou o ministro de Minas e Energia.

A Usina Flutuante integra o projeto do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). De acordo com o presidente da Chesf, Fábio Alves,  essa primeira parte do projeto vai servir pra medições. E nessa condição que ela está instalada, ela gerará 1 megawatt pico (MWp).

O presidente da Chesf também destacou que mesmo investindo em outras fontes de energia, a preservação do rio São Francisco continua sendo uma preocupação. “O rio é a única fonte real de água que essa região tem. Então é fundamental que se tenha um trabalho direcionado a  atividades que venham  a preservar a geração de água.”  Fábio Alves também citou o projeto “Novo Chico” que deverá desenvolver uma série de ações voltada para as nascentes e matas ciliares.”

Reportagem: Carol Souza

Fotos: Josélia Maria