Policiais Militares do 2ºBIEsp de Petrolina realizam torneio de vôlei durante prática de atividade física no Parque Josepha Coelho

Foto: Rede Social 2º BIEsp

A prática da atividade física é essencial ao policial não só durante o curso de formação, mas também para o seu preparo físico frente ao serviço operacional.

No mundo em que vivemos, onde o poder encontra-se junto ao conhecimento, o estresse é uma realidade impossível de ser totalmente eliminada da vida profissional, pois toda situação que requer um esforço maior por parte do ser humano necessariamente produzirá pressão e tensão.

A profissão policial requer que este indivíduo atue no confronto contra a conduta irregular ou criminosa da sociedade, defendendo cidadãos, em específico o cidadão-vítima do cidadão-agressor. Inclusive a morte é uma realidade na vida destes profissionais, podendo eles também ser vítimas dos criminosos.

O excesso de estresse pode gerar morte precoce, elevação da pressão arterial, problemas estomacais, problemas cardíacos, problemas dermatológicos, ansiedade, depressão, insegurança, sensação de “estar doente” e problemas interpessoais e principalmente deficiência no desempenho profissional, que no caso da segurança pública, poderá gerar conseqüências desastrosas.

O policial militar Givanildo Leandro comentou: momentos como esses são inesquecíveis, muito mais do que isso são essenciais para o bem está da equipe. Que todos os profissionais de segurança busquem a atividade física para uma melhor qualidade de vida. (Comentado no Instagram do 2º BIEsp)

A importância da prática do esporte

A prática de esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida. Assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano.

Os esportes coletivos e individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania, ou seja, os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos do esporte muito contribuem para questionamento de situações e problemas. A prática de esportes auxilia na construção da convivência do indivíduo com a sociedade.

Benefícios da Atividade Física

Aqui estão alguns benefícios da prática regular de atividade física:

  • Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente o coração;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão;
  • Melhora o humor e a autoestima;
  • Ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, diabetes melittus, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios;
  • Contribui para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, de modo a trazer um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia;
  • Aliada ao consumo reduzido dos alimentos, aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuição corporal. Também aumenta a massa magra corporal (músculos).

Divulga Petrolina – O Portal de Notícias do Sertão e do Vale do São Francisco

Siga-nos nas redes sociais:

https://www.facebook.com/divulgapetrolina

https://www.instagram.com/divulga.petrolina