Neto do ex-presidente Lula morre de meningite aos sete anos

Um dos netos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Araújo Lula da Silva, de apenas 7 anos, morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, no ABC paulista, mas o quadro se agravou e ele não resistiu. As informações foram confirmadas pela presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Arthur era filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. A mãe do garoto chama-se Marlene Araújo. O enterro está marcado para a tarde deste sábado (2/3), em Santo André.

Segundo o advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente, o político já foi informado do falecimento, mas ainda não há definições se eles entrarão com pedido para que Lula deixe a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso, para ir ao velório.

No mês passado, o irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, de 79 anos, morreu em São Paulo após lutar contra um câncer no pulmão. Apesar dos reiterados pedidos da defesa do ex-presidente, a Justiça não permitiu a sua saída a tempo de ele ir ao velório. Até mesmo o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), opositor político de Lula, defendeu que a sua saída temporária fosse permitida.

“É uma questão humanitária, né. Perder um irmão é sempre uma coisa triste. Eu já perdi o meu e sei como é. Se a Justiça considerar que está ok, não tem problema nenhum”, disse Mourão.

Nas redes sociais, Fernando Haddad lamentou a perda precoce. “Que Deus ampare a família Lula da Silva”, disse no Twitter.

A doença
Meningite meningocócica é uma das formas mais graves da doença. Trata-se de uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula. Ela é provocada por vírus, mas a forma mais comum é causada por uma bactéria — o meningococo.

Os sintomas iniciais são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente não consegue encostar o queixo no peito e deve ser hospitalizado imediatamente, sendo submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença é fatal. Como é transmitida por espirro, tosse ou fala, é importante a notificação.