Rio São Francisco já está contaminado por lama da barragem de Brumadinho

Estudo realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, entre os dias 8 e 14 de março, mostra que rejeitos ultrapassaram represa, em Felixlândia.

Coletado entre os dias 8 e 14 de março.

Após decretar a morte do rio Paraopeba, por causa da lama que desceu da Barragem da Vale, em Brumadinho, na Grande BH, a Fundação SOS Mata Atlântica alerta para a contaminação do rio São Francisco.

Um levantamento feito, entre os dias 8 e 14 de março, comprovou que contaminantes mais finos estão passando pela barreira da hidrelétrica de Retiro Baixo, em Felixlândia (a 193 km de BH), e seguem descendo até a represa de Três Marias (a 271 km de BH), que deságua no Velho Chico.

O estudo, segundo o biólogo e educador da fundação Tiago Félix, tem o objetivo de esclarecer as dúvidas da população.

Diante dos questionamentos, decidimos analisar o impacto na região para informar a sociedade.

— Diversos setores da sociedade nos perguntavam sobre o rio São Francisco.

Segundo os dados, nove dos 12 pontos analisados entre Felixlândia e Pompéu, no ponto onde o Rio Paraopeba deságua no Rio São Francisco, já estão com água imprópria para o consumo da população.

Em alguns pontos, a falta de transparência da água, chamada de turbidez, está até seis vezes maior do que o permitido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente. Metais como ferro, manganês, cromo e cobre também apresentam concentração acima do permitido pela legislação.

Por: R7

Artigos relacionados

4 pensamentos “Rio São Francisco já está contaminado por lama da barragem de Brumadinho”

  1. Eu gostaria de saber o que vão fazer as autoridades a esse respeito. Com a contaminação do rio São Francisco mais de 500 municípios serão atingidos . Que medidas serão tomadas em relação a população ribeirinha e carentes desses municípios. Quem vai arcar com tudo isso. As cidades , que dependem do rio para consumo e irrigação como ficaram? Ninguém se manifesta, nada é dito à população , não falam de nenhuma medida preventiva para conter o avanço dessa lama contaminada. Quem vai pagar essa conta. Ninguém se importa com nada . As autoridades políticas de nada fazem. Isso pode causar a morte de mais pessoas. Cada vez mais tenho desprezo de morar nesse país tão corrupto e injusto com os mais carentes . Tenho orgulho de ter nascido no Brasil , mas não tenho orgulho nenhum de viver aqui.

  2. Concordocom tudo o que vc falou.
    E também faço a mesma pergunta desde quando aconteceu essa tragédia.
    Nenhuma notícia chega até nós,precisamos saber em que tempo estará nos municípios,nas cidades que só tem o são Francisco pra sobreviver precisamos urgente de uma solução,o que fará toda população quando a lama contaminar tudo.
    Não vejo ninguém falar sobre o assunto,cadê o presidente pra tentar arrumar uma solução,todas as autoridades quem tem o poder de fazer alguma coisa.
    Qual será o destino de todos alos arredores que o são Francisco cerca????
    Sou de Petrolina e temo pois acredito que não demorará pra que a lama tome conta de tudo
    Minha preocupação é se já não está contaminada porque o único meio de informação que vi foi esse que vcs divulgaram no qual agradeço.precisamos de soluções já e ninguém faz nada. Triste, lamentável viver no país em que os superiores querem é que a população morra,assim é oq dá a entender.
    Com tanto descanso em meio a essa situação.

  3. É extremamente preocupante. Apesar que nenhum orgão buscou fazer algo que pudesse evitar essa tragédia se extender. Quero saber como a população dos municípios banhados pelo Rio São Francisco irão sobreviver daqui pra frente? Porque os PODEROSOS poderão pegar suas famílias e voarem para outros países. E a população mais pobre ficará como? Até aqui, o governo só está preocupado com reforna da previdência. Ao meu entender toda a atenção era pra ter sido voltada na tentativa de amenizar o estrago causado por essa tragédia. Mas, não, todos caladinhos e nada era falado sobre o assunto. Queremos respostas e soluções concretas. Ou vão mesmo exterminar todos os seres vivos, os pobres , diga-se de passagem, que dependem do rio, é?

Deixe uma resposta

Clique aqui e fale com Divulga Petrolina pelo WhatsApp
Fechar