Alerta para falso e-mail sobre malha fina do Imposto de Renda

Contribuintes e até não contribuintes estão recebendo mensagens falsas por e-mail informando que eles teriam caído na malha fina do Imposto de Renda 2019. A entrega de Declaração de Imposto de Renda 2019 nem terminou e os malfeitores já estão enviando e-mails.

Quem receber um e-mail em nome da receita Federal ignore, caso não caia em sua caixa de spam, e se cair na caixa de spam deixe lá ou exclua, não clique em nada. Esses e-mails são vírus e pode te levar a uma página para você preencher e roubar seu dados pessoais. Ainda pode conter “vírus ou qualquer outro software malicioso”, podendo causar danos ao seu computador.

O e-mail vem escrito a seguinte mensagem:

Prezado Contribuinte, 

Você está recebendo  uma Notificação de Lançamento emitida de forma eletrônica elaborada

a  Malha  fina  da  Receita  Federal  por meio do  preenchimento de um formulário eletrônico

disponível  no  e-Defesa , abra  o  formulário  eletrônico  disponível  no  acesso  online  abaixo:

SENHA : 0102

Segundo a Receita Federal, a mensagem informa que o destinatário deve clicar em um link que supostamente levaria a um relatório da declaração.

A Receita Federal ressalta que não envia e-mails para informar se o contribuinte está ou não em malha fiscal. Tampouco autoriza outras instituições a enviarem e-mails em seu nome”, informou em comunicado.

A redação do Divulga Petrolina recebeu esse suposto e-mail conforme mostra foto abaixo:

Foto e-mail recebido por nossa redação

Malha fina

Para saber se sua declaração está na malha fina, o contribuinte deve acessar o Extrato de Processamento da DIRPF via e-CAC, no site da Receita Federal. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Na seção “Pendências de malha” do extrato, o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Por: Divulga Petrolina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique aqui e fale com Divulga Petrolina pelo WhatsApp
Fechar