Militares e policiais são incluídos em campanha de vacinação contra a gripe

Pela primeira vez, policiais e militares foram incluídos no público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Podem ser vacinados policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, com documento que comprove o vínculo com alguma dessas instituições.

De acordo com nota enviada pelo Ministério da Saúde, esses profissionais, assim como os demais já contemplados na campanha, são expostos em atividades de risco em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza.

A segunda etapa da campanha começou nesta segunda-feira (22) em Petrolina e segue até o próximo dia 31 de maio, com o Dia D previsto para 4 de maio.  A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde do município, com horário de funcionamento das 8h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural.

Além destes profissionais devem se vacinar: trabalhadores da saúde (área pública e privada); crianças de 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) ; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores (rede pública e privada); pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

A expectativa preconizada pelo Ministério da Saúde é que a vacinação alcance 90% de cada grupo do público-alvo da campanha. A vacina protege contra as formas mais graves do vírus, Influenza tipos A e B. “Portanto, convocamos os grupos prioritários para fazer uso da vacina, que é segura, não causa doenças, e é uma das únicas formas de ficar protegido do vírus, que, em alguns casos, pode até matar”, explica a coordenadora de imunização do município, Marianna Araújo.

Texto: Karem Moraes – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina